Entre a semiótica e a montanha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2023.209238

Palavras-chave:

Jean-Marie Floch, Plano da expressão, Semissimbolismo e sincretismo, Axiologia do consumo, Publicidade e marketing

Resumo

Greimas sempre considerou a semiótica como um projeto coletivo em desenvolvimento. Jean-Marie Floch faz parte daqueles que mais bem entenderam essa proposta. Seus avanços teóricos foram sempre incorporados à semiótica e retomados e desenvolvidos por outras mãos e vozes. Este artigo trata de algumas das contribuições de Jean Marie Floch para a semiótica discursiva e, em particular, para o estudo semiótico do plano da expressão dos textos e para o exame dos textos poéticos e dos textos publicitários e de marketing. Organiza-se em três partes: a primeira sobre a proposta de Floch para o tratamento semiótico do plano da expressão e, nesse quadro, do semissimbolismo; a segunda sobre seus estudos dos textos poéticos ou de uma semiótica estética; a terceira sobre suas contribuições para as abordagens semióticas da publicidade e do marketing, graças, em parte, aos estudos da expressão, mas, sobretudo, às suas propostas sobre os valores do consumo. Além de mostrar as contribuições inovadoras de Floch, apontamos também alguns dos desenvolvimentos que, a partir delas, pudemos dar aos estudos semióticos de textos poéticos, conversacionais e publicitários.

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Biografia do Autor

  • Diana Luz Pessoa de Barros, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Professora Titular e Emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), e do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), São Paulo, SP, Brasil. Bolsista produtividade (Pesquisador 1A) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Publicado

2023-08-17

Como Citar

Barros, D. L. P. de. (2023). Entre a semiótica e a montanha. Estudos Semióticos, 19(2), 41-67. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2023.209238