O cinema sob as lentes da linguística: diálogos conceituais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2025.220707

Palavras-chave:

Cinema, Linguística, Estruturalismo, Semiótica, Semiologia

Resumo

A aproximação entre a linguística e o cinema, embora ocorra desde as primeiras décadas do século XX, tem seu grande esforço reconhecido no contexto do estruturalismo francês, nos anos 1960, a partir de Christian Metz, quando o autor recorre aos pressupostos dos linguistas Ferdinand de Saussure e Louis Hjelmslev, para engendrar sua semiologia cinematográfica. Sob a influência de Metz, propomos revisitar conceitos-chave para a linguística, como o de valor, signo, texto, relação sintagmática, relação paradigmática, sistema e código, e repensá-los no âmbito do cinema. Esse diálogo entre diferentes linguagens suscitará questionamentos sobre a natureza estrutural do filme como texto, sobre a unidade mínima significativa de um filme e sobre a concepção de código cinematográfico de Metz à luz do sistema saussuriano.

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Biografia do Autor

  • Fernando Martins Fiori, Universidade Federal de São Carlos

    Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

     

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Publicado

2025-04-09

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Seção

Artigos

Como Citar

Fiori, F. M. (2025). O cinema sob as lentes da linguística: diálogos conceituais. Estudos Semióticos, 21(1), 151-169. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2025.220707