Semiótica do discurso didático em Direito: a prática pedagógica, a palavra e o espaço didático
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2025.224489Palavras-chave:
Discurso didático em direito, Semiótica didática, Semiótica do direitoResumo
Este artigo desenvolve, na perspectiva da semiótica francesa, uma análise do discurso didático em Direito (Ddid). Ele é estudado enquanto discurso complementar e subordinado ao discurso científico (Dc), cumprindo, no entanto, função específica, que implica (i) aproximação, (ii) desocultação, (iii) desencriptação e (iv) difusão do saber jurídico. A palavra está no centro da prática didática em Direito e, por meio do contrato didático, gera a possibilidade de competencialização do(a)(s) estudante(s). As complexas estruturas que conduzem à realização da prática didática são estudadas à luz das categorias gerais da Semiótica Didática. O artigo ainda se dedica a compreender a experiência concreta da didática na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, procurando-se assimilar o ritual de ensino ao ritual de justiça.
Downloads
Referências
ADORNO, Sérgio. Os aprendizes do poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
ARRAIS, Maria Nazareth de Lima; SILVA, Luiza Helena Oliveira da. Na construção de uma semiótica didática: entrevista com Lucia Teixeira. Acta Semiotica et Linguistica, Vol. 26, ano 45, n. 02, 2021, p. 160-172.
ASTOLFI, Jean-Pierre. Du tout didactique au plus didactique. Revue française de pédagogie, Vol. 120, p. 67-73, 1997.
AZEVEDO, Izabel Cristina Michelan de. O papel da argumentação na construção de competências discursivas no ambiente escolar. In: MOSCA, Lineide do Lago Salvador (org.). Retórica e argumentação em práticas sociais discursivas. Coimbra: Grácio, 2016, p. 159-185.
BADIR, Sémir. Médiation et langage. In: BADIR, Sémir; SERVAIS, Christine (dir.). Médiations visibles et invisibles: Essais critiques sur les dispositifs médiatiques contemporains. (Bruxelas: Academia-L ́Harmattan, 2021, p. 187-211.
BADIR, Sémir; SERVAIS, Christine (dir.). Médiations visibles et invisibles: Essais critiques sur les dispositifs médiatiques contemporains Bruxelas: Academia-L ́Harmattan, 2021.
BARROS, Diana Luz Pessoa de; TEIXEIRA, Lucia; LIMA, Eliane Soares de. Contribuições da Semiótica e de outras teorias do texto e do discurso ao ensino (Apresentação). Estudos Semióticos, v. 15, n. 2., p. 1-9, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2019.165324. Acesso em: 5 fev. 2025.
BASTOS, Aurélio Wander. O ensino jurídico no Brasil. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2000.
BERTRAND, Denis. Parler pour convaincre. Paris: Gallimard, 1999.
BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. Linguagem jurídica: semiótica, discurso e direito. São Paulo: Saraiva, 2022.
BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. Semiótica, Direito & Arte: entre Teoria da Justiça e Teoria do Direito. São Paulo: Almedina, 2020.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Direito (Resolução no. 5, de 17 de dezembro de 2018). Brasília: Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, 2018.
CHARAUDEAU, Patrick. Sobre o discurso científico e sua midiatização. Calidoscópio, Trad. Maria Eduarda Giering e Luciana Cavalheiro, v. 14, n. 3, p. 550-556, 2016. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2016.143.18. Acesso em: 5 de fev. 2024.
CHARAUDEAU, Patrick. O contrato de comunicação na sala de aula. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 37, n. 1, p.1-14, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.5216/ia.v37i1.18861. Acesso em: 5 de fev. 2024.
FABBRI, Paolo. Campo de manobras didáticas. Entreletras, Trad. Luíza Silva, v. 7, n. 2, p. 19-24, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3204. Acesso em: 16 jun. 2024.
FONTANILLE, Jacques. Corpo e sentido. Trad. Fernanda Massi e Adail Sobral. Londrina: EDUEL/Paris: PUF, 2017.
FONTANILLE, Jacques. Éditorial. Langue Française, n. 61 p. 3-8, 1984. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/lfr_00238368_1984_num_61_1_5179. Acesso em: 10 mar. 2025.
FONTANILLE, Jacques. Para mudar, começar pelo fim: digressão sobre a racionalidade didática. Entreletras, Trad. Luíza Silva, v. 7, n. 2, p. 15-18, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3203. Acesso em: 5 fev. 2025.
FONTANILLE, Jacques. Semiótica discursiva e ensino: educação como desafio político e social entrevista com Jacques Fontanille. Entrevista cedida a Luiza Helena Oliveira da Silva e Naiane Vieira dos Reis. Tradução e notas Gustavo Henrique Rodrigues Castro e Matheus Nogueira Schwartzmann. Acta Semiótica Et Lingvistica, [S.L.], v. 26, n. 2, p. 144-159, 3 ago. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.45v26n2.60299. Acesso em: 5 fev. 2025.
GARAPON, Antoine. Bem julgar. Trad. Pedro F. Henriques. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.
GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Sémiotique: dictionnaire raisonné de la théorie du langage. Paris: Hachette, 1993.
GREIMAS, Algirdas Julien. Entrétien réalisé par Jacques Fontanille. Langue française, n. 61, p. 121-128, 1984. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/lfr_0023-8368_1984_num_61_1_5186. Acesso em: 10 mar. 2025.
GREIMAS, Algirdas Julien; LANDOWSKI, Éric. Sémiotique et Sciences Sociales (Analyse sémiotique d'un discours juridique). In: GREIMAS, Algirdas Julien. Sémiotique et Sciences Sociales. Paris: Seuil, 1976, p. 79-128.
GREIMAS, Algirdas Julien. Sémiotique et Sciences Sociales. Paris: Seuil, 1976.
HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública. Trad. Flávio Kothe. Rio de Janeiro:Tempo Brasileiro, 1984.
HALTÉ, Jean-François. L'espace didactique et la transposition. Pratiques: linguistique, littérature, didactique, n. 97-98, p. 171-192, 1998. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/prati_0338-2389_1998_num_97_1_2485. Acesso em: 17 mar. 2025.
HAMMAD, Manar; ARANGO, Sylvia; KUYPER, Eric de; POPPE, Emile. L ́espace du séminaire. Communications, n. 27, 1977, p. 28-54. Disponível em https://www.persee.fr/doc/comm_0588-8018_1977_num_27_1_1408. Acesso em 15.02.2025.
JACOBI, Daniel. Sémiotique du discours de vulgarization scientifique. Semen, Revue de sémio- linguistique des textes et discours, n. 2, 1985. Disponível em: https://doi.org/10.4000/semen.4291. Acesso em: 5 fev. 2025.
JUNQUEIRA, Eliane Botelho. Faculdades de Direito ou fábricas de ilusões. Rio de Janeiro: IDES/ Letra Capital, 1999.
LANDOWSKI, Eric. Régimes de sens et formes d'éducation. Actes Sémiotique et Sciences
Humaines et Sociales: la sémiotique face aux défis sociétaux du XXIème siècle, p. 1-5, 2015. Disponível em: https://www.unilim.fr/colloquesemiodefisshs/wp-content/uploads/sites/16/2015/11/Educ.Landowski.28oct.pdf. Acesso em: 14 mar. 2024.
LE GUERN, Odile. L ́élaboration d ́un support pédagogique, une énonciation composite. Pratiques, n. 185-186, p. 1-9, 2020. Disponível em https://doi.org/10.4000/pratiques.8391. Acesso em: 5 fev. 2025.
LIMA, Eliane Soares de. De triagens a misturas: por uma compreensão semiótica do processo de transposição didática. Estudos Semióticos, v. 15, n. 2, p. 114-132, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2019.165206. Acesso em: 16 jun. 2023.
MEDINA, Paulo Roberto de Gouvêa. Ensino jurídico, literatura e ética. Brasília: OAB Editora, 2006.
MOOR, Pierre. Le travail du droit. Québec: Presses Universitaires de Laval, 2021.
NASCIMENTO, Lúcia Maria Barbosa; CASTRO, Nilsandra Martins de; SILVA, Delaíte Rocha da. Construção de saberes no Direito: a linguagem da docência. Entreletras, v. 7, n. 2, p. 134-146, 2016. Disponível em https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2831. Acesso em: 5 fev. 2025.
PERELMAN, Chaïm; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. Trad. Maria Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2019.
PORTELA, Jean Cristtus. Semiótica didática: percurso histórico-conceitual de uma prática de análise. Estudos Semióticos, vol. 15, n. 2, p. 74-81, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2019.165203. Acesso em: 10 mar. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Eduardo Carlos Bianca Bittar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na revista Estudos Semióticos estão disponíveis sob Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite compartilhamento dos conteúdos publicados, desde que difundidos sem alteração ou adaptação e sem fins comerciais.