A semiótica de Peirce aplicada à representação gráfica de arquitetura
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2025.230085Palavras-chave:
Semiótica, Arquitetura, Representação gráfica, DesenhoResumo
Este artigo tem por objetivo discutir o desenho de arquitetura à luz da semiótica de Peirce. Por meio da consulta aos escritos originais do autor e de duas das principais especialistas brasileiras em sua obra, Lúcia Santaella e Lucy Niemeyer, elucidam-se alguns de seus conceitos e sua aplicação à representação gráfica arquitetônica, que constitui uma das formas de comunicação não verbal utilizadas pelo arquiteto na comunicação do projeto a seus interlocutores. Introduz-se a noção de signo, bem como de sua estrutura triádica formativa (representâmen, objeto e interpretante). Posteriormente, dividem-se os desenhos de arquitetura em dois tipos, de acordo com a relação que guardam com o objeto arquitetônico que representam, chamados de notacional e imaginativo. Exemplos de desenhos de cada categoria são analisados separadamente, de forma que os conceitos de Peirce emerjam conforme forem solicitados. Por fim, é apresentada uma discussão a respeito da adequação de cada tipo de desenho aos objetivos de comunicação.
Downloads
Referências
AD Classics: Kiasma Museum of Contemporary Art/Steven Holl Architects. Plantas baixas do projeto do Kiasma Museum of Contemporary Art, em Helsinque, Finlândia. 1998. 1 gravura. Disponível em: https://www.archdaily.com/784993/ad-classics-kiasma-museum-of-contemporary-art-steven-holl-architects?ad_medium=gallery. Acesso em: 8 mar. 2025.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6492. Documentação técnica para projetos arquitetônicos e urbanísticos: Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.
BAFNA, Sonit. How architectural drawings work — and what that implies for the role of representation in architecture. The Journal of Architecture, v. 13, n. 5, p. 535–564, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13602360802453327. Acesso em: 9 mar. 2025.
EMANUEL, Bárbara. Retórica no design gráfico. 2022. Dissertação (Master of Arts in Integrated Design) — Hochschule Anhalt, Dessau, Alemanha, 2022.
HOLL, Steven. Kiasma Museum of Contemporary Art turns twenty! 2018. 5 fotografias. Disponível em: https://www.stevenholl.com/kiasma-museum-of-contemporary-art-turns-twenty/. Acesso em: 8 mar. 2025.
LIA, Nathália. A construção da linguagem de projeto de design de interiores: uma análise semiótica do ambiente do restaurante Gurumê Ipanema. 2021. Dissertação (Mestrado em Design) — Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, 2021. Disponível em: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16436. Acesso em: 9 mar. 2025.
NIEMEYER, Lucy. Elementos de semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro: 2AB, 2007.
PALLASMAA, Juhani; HOLL, Steven. Una conversación con Steven Holl: pensamiento, material y experiencia. El Croquis, Madrid, n. 108, 2002.
PEIRCE, Charles. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2017.
ROTHER, Edna Terezinha. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 5-7, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-21002007000200001. Acesso em: 9 mar. 2025.
SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. São Paulo: Editora Brasiliense, 2012.
SHIELDS, Jennifer. Phenomenology and Architecture: Examining Embodied Experience and Graphic Representations of the Built Environment. In: YOSHIMI, Jeff; WALSH, Philip; LONDEN, Patrick (ed.). Contributions to phenomenology. Cham: Springer, 2023. v. 122. p. 285–304. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-031-26074-2. Acesso em: 9 mar. 2025.
SILVA, Elvan. Sobre a renovação do conceito de projeto arquitetônico e sua didática. In: COMAS, Carlos Eduardo (org.). Projeto arquitetônico: disciplina em crise, disciplina em renovação. São Paulo: Projeto, 1986.
ZUMTHOR, Peter. Thinking architecture. Basileia: Birkhäuser, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nathália Lia, Lucy Niemeyer, André Carvalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na revista Estudos Semióticos estão disponíveis sob Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite compartilhamento dos conteúdos publicados, desde que difundidos sem alteração ou adaptação e sem fins comerciais.