Duas (ou mais) questões sobre artes plásticas, crença e verdade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2024.231242Palavras-chave:
Artes plásticas, Contrato fiduciário, Modalidades epistêmicas, Modalidades veridictóriasResumo
Neste artigo discutem-se duas experiências que envolvem apreciação e atribuição de valor aos objetos plásticos, relacionando-as ao contrato fiduciário que se estabelece entre as instâncias de produção e de recepção da arte — a atribuição de autoria de uma obra e a curadoria de uma exposição. No primeiro caso, analisa-se o valor de uma assinatura como gesto mercadológico e estético e, no segundo, a cena de uma exposição de pinturas abstratas e esculturas figurativas que, ao gerar efeitos estéticos e repercussão midiática, tematiza o problema da representação. Em ambos os casos, a questão teórica principal é a da relação entre crença e verdade no campo das artes plásticas, tomando como base a semiótica discursiva, particularmente dois capítulos do livro de A. J. Greimas, Sobre o sentido II, "O contrato de veridicção" e "O saber e o crer: um único universo cognitivo".
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