Duas (ou mais) questões sobre artes plásticas, crença e verdade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2024.231242

Palavras-chave:

Artes plásticas, Contrato fiduciário, Modalidades epistêmicas, Modalidades veridictórias

Resumo

Neste artigo discutem-se duas experiências que envolvem apreciação e atribuição de valor aos objetos plásticos, relacionando-as ao contrato fiduciário que se estabelece entre as instâncias de produção e de recepção da arte — a atribuição de autoria de uma obra e a curadoria de uma exposição. No primeiro caso, analisa-se o valor de uma assinatura como gesto mercadológico e estético e, no segundo, a cena de uma exposição de pinturas abstratas e esculturas figurativas que, ao gerar efeitos estéticos e repercussão midiática, tematiza o problema da representação. Em ambos os casos, a questão teórica principal é a da relação entre crença e verdade no campo das artes plásticas, tomando como base a semiótica discursiva, particularmente dois capítulos do livro de A. J. Greimas, Sobre o sentido II, "O contrato de veridicção" e "O saber e o crer: um único universo cognitivo".

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucia Teixeira, Universidade Federal Fluminense

    Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense  (UFF), Niterói, RJ, Brasil.

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. Trad. Denise Bottmann e Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

BAAL-TESHUVA, Jacob. Mark Rothko : des tableaux comme des drames. Colônia: Taschen, 2003.

BORDRON, Jean-François. Image et vérité. La vérité des images. Actes sémiotiques, 2007. Disponível em: https://www.unilim.fr/actes-semiotiques/3355. Acesso em: 10 jun. 2024.

BORDRON, Jean-François. L’iconicité et ses images: études sémiotiques. Paris: PUF, 2011.

BOUDON, Pierre. Les ordres de la figuration. In : CONSTANTINI, Michel (dir.). La sémiotique visuelle: nouveaux paradigmes. Paris: L’Harmattan, 2010. p. 133-155.

CARTIER-BRESSON, Henri. L’instant decisive. Télérama hors série, Henri Cartier-Bresson, 2003.

FREITAS FILHO, Armando. Máquina de escrever : poesia reunida e revista. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003.

GREIMAS, Algirdas Julien. Sobre o sentido II : ensaios semióticos. São Paulo: Nankin/ Edusp, 2014.

LANDOWSKI, Eric. A sociedade refletida. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Educ; Pontes, 1992.

LANDOWSKI, Eric. Interações arriscadas. Trad. Luiza Helena Oliveira da Silva. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.

LANDOWSKI, Eric. As metamorfoses da verdade, entre sentido e interação. Trad. Gabriela Santos e Silva. Estudos Semióticos, vol. 18, n. 2, ago. 2022, p. 1-22. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2022.198273. Acesso em: 26 out. 2024.

PAGÉ, Suzanne. Rothko : Fondation Louis Vuitton. Catálogo da exposição, 18 outubro-2 abril 2024. Paris: Fondation Louis Vuitton, 2023.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Tomo II. Trad. Marina Appenzeller. Campinas, SP: Papirus, 1995.

SHORTO, Russell. Rembrandt no sangue: um aristocrata descobre quadros do mestre holandês. Trad. Sergio Flaksman. Piauí, n. 153, jun. 2019. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/rembrandt-no-sangue/. Acesso em: 2 jun. 2024.

THURLEMMANN, Félix. Paul Klee: analyse sémiotique de trois peintures. Lausanne: L’Age d’Homme, 1982.

Downloads

Publicado

2024-12-18

Como Citar

Teixeira, L. (2024). Duas (ou mais) questões sobre artes plásticas, crença e verdade. Estudos Semióticos, 20(3), 170-184. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2024.231242