Entre imaginação e denúncia: o éthos de Lygia Bojunga

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2025.232003

Palavras-chave:

Éthos, Percursos figurativos e temáticos, Modalizações, Triagem e mistura

Resumo

Conforme Fiorin (2008), é dentro de uma totalidade de textos que a imagem do ator da enunciação se define, levando-se em consideração, a escolha do assunto, dos percursos figurativos e temáticos, a maneira como se constroem as personagens, o estilo de linguagem escolhido, dentre outros recursos. Assim, a partir do estudo da obra A casa da madrinha, de Lygia Bojunga, que transita entre realidade e imaginação, priorizaremos o percurso de três personagens: Alexandre, Vera e o Pavão, para traçar o éthos de Lygia Bojunga. Como aporte teórico, recorremos à semiótica discursiva e tensiva para abordar as modalidades veridictórias e epistêmicas, os percursos figurativos e temáticos, as estratégias de modalizações, assim como os processos de triagem e mistura. Ao retratar com muita precisão o contexto da pobreza e da exclusão social, contrapondo-o à leveza do mundo da imaginação, ao mesmo tempo que denuncia as diferentes formas de cerceamento e controle no campo das ideias, a obra vai revelando traços de um ator da enunciação solidário, sensível e corajoso.

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Biografia do Autor

  • Sonia Merith-Claras, Universidade Estadual do Centro Oeste

    Professora na Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná, Brasil.

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Publicado

2025-08-26

Como Citar

Merith-Claras, S. (2025). Entre imaginação e denúncia: o éthos de Lygia Bojunga. Estudos Semióticos, 21(2), 182-199. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2025.232003