A argumentação colérica em Édipo Rei, de Sófocles
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2025.232645Palavras-chave:
Édipo Rei, Retórica, Paixões, CóleraResumo
Neste artigo, propõe-se a leitura do embate entre Édipo e Tirésias, da tragédia sofocliana Édipo Rei, à luz da Retórica, de Aristóteles, e da teoria semiótica das paixões (Fontanille; Ditche; Lombardo, 2005; Greimas, 2014), a fim de evidenciar que as paixões, mais especificamente a cólera, longe de serem apenas estratégias discursivas, são fenômenos semióticos que moldam a construção de sentido do texto. Nessa revisita à narrativa encenada entre 429 a.C.-425 a.C., espera-se demonstrar que a comunidade tebana associa a argumentação colérica de Édipo ao mesmo campo semântico que os outros males que assolam Tebas; esse entrelaçamento indicaria que i) a cólera de Édipo, manifestada por meio de um discurso orgulhoso e autoritário, torna-se uma extensão dos próprios desequilíbrios que afligem a cidade; ii) uma argumentação que apela ao éthos e ao lógos, e não ao páthos, possui valor eufórico em um contexto marcado pelo desequilíbrio.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Retórica. 2. ed. Tradução e notas de Alexandre Manuel Júnior et al. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2005.
BARKER, Elton. Entering the Agon: dissent and authority in homer, historiography, and tragedy. Inglaterra: Oxford University Press, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199542710.001.0001. Acesso em: 28 mar. 2022.
BEIVIDAS, Waldir. A cólera e suas oscilações tensivas. Estudos Semióticos, v. 20, n. 3, p. 131-152, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2024.231307. Acesso em: 29 dez. 2024.
BEIVIDAS, Waldir. Das funções e personagens de Propp à Estrutura actancial da narrativa e ao Esquema narrativo. In: AULA DO CURSO “SEMIÓTICA NARRATIVA E DISCURSIVA”, FFLCH - USP, São Paulo, 22 set. 2021a. Apresentação em Slideshare. 25 slides, color. Acesso em: 15 dez. 2024.
BEIVIDAS, Waldir. Estrutura actancial da narrativa e esquema narrativo. In: AULA DO CURSO “SEMIÓTICA NARRATIVA E DISCURSIVA”, FFLCH - USP, São Paulo, 05 out. 2021b. Apresentação em Slideshare. 27 slides, color. Acesso em 15 dez. 2024.
BEIVIDAS, Waldir; LOPES, Ivã Carlos. Argumentação e persuasão: tensão entre crer e saber em “Famigerado”, de Guimarães Rosa. Alfa, v. 53, n. 2, p. 443-456, 2009. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/2125/1743. Acesso em: 30 dez. 2024.
BLOOM, Harold (ed.). Bloom’s modern critical interpretations: Sophocles' Oedipus Rex. New York: Infobase Publishing, 2007.
CAIRUS, Henrique. A arte de curar na cura pela arte: ainda a catarse. Anais de Filosofia Clássica, v. 2, n. 3, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.47661/afcl.v2i3.17009. Acesso em: 11 maio 2025.
CHANTRAINE, Pierre. Dictionnaire étymologique de la langue grecque: histoire des mots. Paris: Klincksieck, 1968.
FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Editora Contexto, 2015.
FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Editora Contexto, 2021.
FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: Nau Ed., 1999.
FONTANILLE, Jacques; DITCHE, Elisabeth Rallo; LOMBARDO, Patrizia. Dictionnaire des passions littéraire. França: Belin, 2005.
GREIMAS, Algirdas Julien. Du sens II: essais sémiotiques. Paris: Seuil, 1983.
GREIMAS, Algirdas Julien. Sobre a cólera: estudo de semântica lexical. In: GREIMAS, Algirdas Julien. Sobre o sentido II: ensaios semióticos. Trad. Dilson Ferreira da Cruz. São Paulo: EDUSP, 2014.
GRILO, Joaquina. Agón. In: CEIA, Carlos (coord.). E-Dicionário de termos literários. Lisboa, 2009: Universidade Nova de Lisboa. Disponível em: https://encurtador.com.br/AMHKQ. Acesso em: 13 abr. 2022.
HOMERO. Ilíada. Trad. Frederico Lourenço. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
INCONTINÊNCIA. In: HOUAISS. Dicionário Houaiss Online de Português. Rio de Janeiro: Uol, 2024. Disponível em: https://houaiss.uol.com.br/houaisson/apps/uol_www/v7-0/html/index.php#1. Acesso em: 30 dez. 2024.
HÝBRIS. In: OXFORD. Oxford Classical Dictionary. Oxford: Oxford University Press, 1968.
KNOX, Bernard. Édipo em Tebas. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2002.
LAUSBERG, Heinrich. Elementos de retórica literária. Trad. Raúl Miguel Rosado Fernandes. 2. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.
LEITE, Priscilla Gontijo. Ética e retórica forense: asebeia e hybris na caracterização dos adversários em Demóstenes. 2013. Tese (Doutorado em Estudos Clássicos – Mundo Antigo) – Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, Coimbra, 2013. Disponível em: https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/23809. Acesso em: 3 abr. 2025.
LIMA, Eliane Soares de. Semiótica e Retórica no estudo das paixões: diálogo entre a abordagem aristotélica e a perspectiva greimasiana. In: PORTELA, Jean Cristus et al. (org.) Semiótica: identidades e diálogos. São Paulo: Editora Cultura Acadêmica, 2012.
PLATÃO. Górgias. Tradução e notas de Daniel Rossi Nunes Lopes. São Paulo: Perspectiva, 2011.
PROPP, Vladimir. Morfologia do conto maravilhoso. Tradução de J. P. Sarhan. Rio de janeiro: Forense/Universitária, 1984.
ROMILLY, Jacqueline de. A tragédia grega. Trad. Ivo Martinazzo. 2. ed. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1998.
SILVA, Natalia Miranda Fernandes da; BEIVIDAS, Waldir. Ethos e persuasão: uma análise do embate entre Édipo e Creonte, de Édipo Rei. CODEX - Revista de Estudos Clássicos, v. 11, n. 2, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.25187/codex.v11i2.56441. Acesso em 3 abr. 2025.
SÓFOCLES. A trilogia tebana. Trad. Mário da Gama Kury. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1990.
SÓFOCLES. Édipo Rei. Trad. Trajano Vieira. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Natália Miranda Fernandes da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na revista Estudos Semióticos estão disponíveis sob Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite compartilhamento dos conteúdos publicados, desde que difundidos sem alteração ou adaptação e sem fins comerciais.