Adão e Eva no paraíso: da propaganda religiosa à propaganda comercial

Autores

  • Mariza Bianconcini Teixeira Mendes Universidade Estadual Paulista J. M. Filho

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2009.49235

Palavras-chave:

intersemioticidade, discurso bíblico, publicidade, sexualidade, pecado original

Resumo

Este estudo analisa as relações intersemióticas entre o terceiro capítulo do Gênesis e duas pinturas do Renascimento italiano, no que diz respeito às figuras e temas da sexualidade no discurso sobre o pecado original. Ao estudar as relações intersemióticas em discursos manifestados por diferentes formas de linguagem, o analista procura apurar as características mais importantes de cada texto enunciado, exatamente aquelas que os tornam diferentes no plano da expressão, mas semelhantes no plano do conteúdo. O objetivo, nesse caso, é desvendar os procedimentos de significação e o uso social dos objetos semióticos em questão. Para isso, foram escolhidos como discursos plásticos desenvolvidos a partir do Gênesis III dois exemplos da produção renascentista: O pecado original e a expulsão do paraíso, de Michelangelo, e Adão e Eva, de Palma Vecchio, sendo o último observado a partir do folheto publicitário de uma joalheria, proposto para vender alianças de casamento. Além do conteúdo semântico e das formas de expressão, na comparação com o texto bíblico verbal, serão analisadas também as estratégias de produção e discursivização desses discursos plásticos, em sua condição de metatextos, usados como divulgação publicitária e para facilitar aos cristãos iletrados da época a compreensão e memorização das histórias sagradas contadas na Bíblia.

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Publicado

2009-06-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Adão e Eva no paraíso: da propaganda religiosa à propaganda comercial. (2009). Estudos Semióticos, 5(1), 75-83. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2009.49235