A mestiçagem em foco: inclusão e exclusão no filme Save the last dance
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2009.49238Palavras-chave:
No balanço do amor, mestiçagem, valoração, representações identitáriasResumo
Baseando-nos principalmente nos conceitos relacionados à mestiçagem desenvolvidos por Claude Zilberberg (2004), procuramos identificar as classes estabelecidas no filme Save the last dance (No balanço do amor, dirigido por Thomas Carter, 2001) e analisamos os percursos de inclusão e exclusão das personagens principais, Sara e Derek, visando à explanação dos valores defendidos por elas e pelos grupos aos quais pertencem. Tal abordagem mostra-se coerente devido à problemática central do filme em questão: a inclusão de uma jovem branca de classe média em uma comunidade de classe média baixa, composta predominantemente por negros. Inicialmente, os valores que predominam são os de absoluto e, portanto, a lógica da exclusão é a que prevalece. Durante o filme, os valores que eram bravamente defendidos pelos elementos do grupo flexibilizam-se e, gradualmente, aproximam-se do modus operandi da lógica da participação e, portanto, os valores que passam a prevalecer são os de universo. A partir dos valores depreendidos em nossa análise, pudemos identificar, com base nas idéias de Ricoeur (2006), a construção de dois tipos de identidade: aquela do indivíduo responsável por seus atos diante de todos os outros (aqueles com identidade individual), em contraposição ao indivíduo ‘vitimizado’, não responsável por seus atos porque sem liberdade de escolha (aqueles que adotam a identidade construída pelo grupo, a preço de se apagarem como sujeitos).Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2009-06-07
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os trabalhos publicados na revista Estudos Semióticos estão disponíveis sob Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite compartilhamento dos conteúdos publicados, desde que difundidos sem alteração ou adaptação e sem fins comerciais.
Como Citar
Oliveira, T. de. (2009). A mestiçagem em foco: inclusão e exclusão no filme Save the last dance. Estudos Semióticos, 5(1), 104-113. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2009.49238