As diferentes noções de código narrativo na obra de Roland Barthes: as translações de sentido em um conceito
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2012.49366Palavras-chave:
Barthes, código, narrativa, sentidoResumo
Embora o conceito de código narrativo seja central na obra de Roland Barthes, podemos notar que o autor o utiliza a partir de acepções diversas. O objetivo do presente artigo é, justamente, analisar essas rearticulações em torno deste conceito em seus principais textos e relacioná-las com os diferentes modelos a partir dos quais Barthes entendeu a estruturação narrativa. Em um primeiro momento, o código é utilizado como modo de articulação da política na forma da narrativa, relacionando-o com a noção de escritura. Já em uma segunda fase, ele é utilizado como forma de estabelecimento de uma homologia entre a língua e a narrativa, em um momento em que o autor se filia abertamente ao modelo da análise estrutural. A partir de S/Z, contudo, o código é comparado a vozes que se organizam na tessitura do texto, levando ao estabelecimento de estruturas diversas que se interpõem para a formação da narrativa. Essas modificações na concepção do código narrativo implicam uma mudança de perspectiva na maneira como são entendidas as repetições e as translações de sentido na composição narrativa ao longo da obra barthesiana.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2012-06-08
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os trabalhos publicados na revista Estudos Semióticos estão disponíveis sob Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite compartilhamento dos conteúdos publicados, desde que difundidos sem alteração ou adaptação e sem fins comerciais.
Como Citar
Cassadei, E. B. (2012). As diferentes noções de código narrativo na obra de Roland Barthes: as translações de sentido em um conceito. Estudos Semióticos, 8(1), 66-79. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2012.49366