Modos de contato na música cênica contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2019.153770Palavras-chave:
Modos de contato, Música cênica, Semiótica tensivaResumo
Com base nas direções propostas pelo texto “As condições semióticas das mestiçagem” de Claude Zilberberg, o artigo irá circunscrever a Música Cênica Contemporânea como uma prática que coloca em jogo o contato entre elementos musicais e cênicos, ambos regidos por uma organização musical subjacente. Na guia das diversas vertentes da música contemporânea e experimental, alguns autores ressaltam a presença cênica dos concertos de música utilizando estratégias de iluminação, figurino, gestualidade, encenação etc. Propomos observar as estratégias de dominâncias, transportes e ambivalências entre as presenças musicais e as presenças cênicas, através da configuração gradativa e aspectual dos modos de contato. Zilberberg prevê quatro estados aspectuaise graduais de interação, que vai da mais próxima à mais afastada [fusão – mescla – contiguidade – separação], e também duas sintaxes elementares da mistura, a de participaçãoe a de privação, em que se representa, aspectualmente, a movimentação das grandezas que constituem as presençasem contato. Por fim, esboçaremos uma descrição da regência musical como uma base sensível que orienta a percepção do sujeito envolvido na prática híbrida de Música Cênica.
Downloads
Referências
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2019 Gustavo Bonin

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na revista Estudos Semióticos estão disponíveis sob Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite compartilhamento dos conteúdos publicados, desde que difundidos sem alteração ou adaptação e sem fins comerciais.