Investigações sobre o racismo: contribuições da semiótica francesa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2019.154970Palavras-chave:
Valência, Valor, Paradigma, Raça, RacismoResumo
Em pleno século XXI, diante de grandes avanços tecnológicos, ainda nos deparamos com atitudes racistas. O racismo está presente, infelizmente, nas práticas discursivas de várias sociedades, cotidianamente. Neste trabalho, pretendemos fazer um percurso histórico do termo raça e como as suas aplicações afetou discursos de uma época. Buscamos entender, por esse viés, como o racismo em relação ao negro se tornou possível e que permanece até os dias de hoje. Para abordar as transformações decorrentes do uso do termo raça vamos nos pautar nos conceitos valência e valor apresentados pela Semiótica tensiva desenvolvida no trabalho de Fontanille e Zilberberg (2001). Para fazer o percurso histórico do conceito raça e abordar o seu uso nos discursos, recorremos aos trabalhos de Mbembe (2012), Munanga (2000) Ianni (2004) e Bonciani (2016) entre outros pesquisadores.
Palavras-chave: Valência. Valor. Paradigma. Raça. Racismo.
Downloads
Referências
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2019 Iara Rosa Farias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na revista Estudos Semióticos estão disponíveis sob Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite compartilhamento dos conteúdos publicados, desde que difundidos sem alteração ou adaptação e sem fins comerciais.