Crise de veridicção e interpretação: contribuições da Semiótica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2019.165198Palavras-chave:
Ensino, Semiótica francesa, Veridicção, Paixões, Fake newsResumo
Este artigo tem como objetivo discutir e sugerir caminhos de observação das formas de construção da veridicção nos textos, buscando mostrar como a descrição desses mecanismos pode ser aplicada em atividades de leitura em sala de aula. A base teórico-metodológica será a semiótica francesa, especificamente o nível discursivo da geração de sentido. Os textos sugeridos para análise e aplicação em atividades de interpretação são os das notícias, comentários e, principalmente, as fake news que circulam nas mídias eletrônicas. Sugere-se, para que o aluno alcance os possíveis sentidos construídos nos textos, a observação dos mecanismos linguístico-discursivos que lhes dão fundamento.
Downloads
Referências
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2019 Regina Souza Gomes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na revista Estudos Semióticos estão disponíveis sob Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite compartilhamento dos conteúdos publicados, desde que difundidos sem alteração ou adaptação e sem fins comerciais.