Contribuições da Semiótica às práticas de multiletramento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2019.165201

Palavras-chave:

Multiletramentos, Letramento digital, Práxis enunciativa, Sincretismo, Práticas semióticas

Resumo

O artigo toma como parâmetro teórico a Semiótica discursiva, teoria geral da significação, que favorece a abordagem de qualquer texto ou prática social por meio de instrumentos metodológicos consistentes, para refletir sobre os multiletramentos. Considera-se que tal conceito se assenta sobre dois eixos principais: as relações entre linguagens na produção de textos sincréticos e as práticas sociais em que são postos em circulação. Para exemplificar as possibilidades de análise e as contribuições para o ensino delas decorrentes, o artigo aborda, à luz dos níveis de pertinência propostos por Fontanille e do conceito de sincretismo, o ensino de leitura na escola, percorrendo diversos gêneros como notícia, capa de livro, blog, narrativa de aventuras e abaixo-assinado digital. A análise pretende contribuir para enfrentar os desafios impostos pelos textos, objetos e práticas contemporâneas ao ensino de leitura. Busca-se ainda intensificar o diálogo entre a semiótica e as teorias sobre ensino e multiletramentos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Silvia Maria de Sousa, Universidade Federal Fluminense

    Docente do Departamento de Ciências da Linguagem , do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil.

  • Lucia Teixeira, Universidade Federal Fluminense

    Docente Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, da Universidade Federal Fluminense  (UFF), Niterói, RJ, Brasil.

Referências

Downloads

Publicado

2019-12-23

Como Citar

Sousa, S. M. de, & Teixeira, L. (2019). Contribuições da Semiótica às práticas de multiletramento. Estudos Semióticos, 15(2), 46-62. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2019.165201