A singularidade na construção epistêmica: conhecimento e desejo nas formulações infantis

Autores

  • Julia Maria Borges Anacleto Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i1p71-83

Palavras-chave:

construção do conhecimento, teorias infantis, diferença, sujeito do desejo, afetividade

Resumo

Explora-se elementos do caminho conceitual lacaniano em seu retorno a Freud visando ressituar a problemática do sujeito frente à sua determinação estrutural a fim de contribuir com o debate sobre as condições de possibilidade de emergência de novidades epistêmicas prolongando e aprofundando a tese apresentada por Lajonquière em De Piaget a Freud. Interliga-se a inscrição do pensamento no campo da palavra e da linguagem e a formulação do simbólico como estrutura significante regida por uma lógica paradoxal, aquela da dialética da demanda e do desejo. Apresenta-se como a noção de significante da falta no Outro desemboca na teoria do objeto a, encontrando na impossibilidade de completude a chave para a causalidade estrutural.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Julia Maria Borges Anacleto, Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação

    Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância (Lepsi) da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

Referências

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

Anacleto, J. M. B. (2019). A singularidade na construção epistêmica: conhecimento e desejo nas formulações infantis. Estilos Da Clinica, 24(1), 71-83. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i1p71-83