Análise de adolescentes: imersões clínicas no reino da elasticidade da técnica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i2p217-230

Palavras-chave:

identificação com o agressor, abuso sexual, adolescente, elasticidade da técnica, contratransferência

Resumo

O artigo apresenta uma trajetória de descoberta da riqueza das ideias ferenczianas: partindo de uma questão de manejo técnico da “identificação com o agressor” na clínica com crianças vítimas de abuso sexual, a autora se deparou com as visionárias ideias de Sándor Ferenczi em prol de uma flexibilidade na técnica analítica, com a finalidade de driblar a resistência de alguns pacientes ao método analítico ortodoxo. Tal proposta, mesmo não tendo sido estudada ou seguida pelas instituições psicanalíticas, serve, perfeitamente, para descrever o manejo da técnica analítica com adolescentes na contemporaneidade – tanto na renúncia à estrita observância da regra fundamental da associação livre, quanto na necessária disponibilidade do analista para conviver seja com o silêncio como modo de resistência do paciente, seja com suas atuações (acting out). Ao estímulo dado por Ferenczi aos analistas para prestarem atenção à força da resistência dos clientes e aos sentimentos mobilizados pela contratransferência, podem somar-se as prescrições acerca da confiança na franqueza e na sinceridade do analista diante das atitudes desconfiadas e antipáticas do paciente – recomendações que se encaixam, como uma luva, no campo minado em que se constitui o setting analítico com adolescentes, conforme será ilustrado por fragmentos de um caso clínico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cassandra Pereira França, Universidade Federal de Minas Gerais
    Professora doutora do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG, desenvolvendo pesquisas sobre violência sexual infantojuvenil e temas ligados à teoria e clínica psicanalítica. Membro da ANPEPP (GT: Psicanálise e Clínica Ampliada) Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Possui Doutorado e Pós-doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando como docente de graduação e pós-graduação do Departamento de Psicologia (setor de Psicanálise). Coordenadora do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica da UFMG. Coordenadora do Projeto CAVAS/UFMG (Projeto de Pesquisa e Extensão com crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual). Autora dos livros: "Ejaculação precoce e disfunção erétil: uma abordagem psicanalítica" ( Casa do Psicólogo: 2001, 2004) e "Disfunções sexuais" (Casa do Psicólogo: 2006, 2013). Organizadora dos livros: "Perversão: variações clínicas em torno de uma nota só" (2005), "Estilos do xadrez psicanalítico: a técnica em questão" (Imago:2006) "Perversão: as engrenagens da violência sexual infanto-juvenil" (2010) e Tramas da Perversão: a violência sexual intrafamiliar (2014).

Referências

Downloads

Publicado

2019-08-30

Como Citar

França, C. P. (2019). Análise de adolescentes: imersões clínicas no reino da elasticidade da técnica. Estilos Da Clinica, 24(2), 217-230. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i2p217-230