O impacto da escola na ideação suicida de adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v25i3p471-487

Palavras-chave:

adolescência, suicídio, escola

Resumo

Na escola, os adolescentes ampliam seu convício social e vivenciam importantes transformações psíquicas, tornando-a um ambiente propício ao surgimento de condutas psicopatológicas, como a ideação suicida. Por meio de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, buscamos compreender a percepção de adolescentes quanto à implicação do espaço escolar em sua ideação suicida. Aplicou-se uma entrevista semiestruturada com quatro adolescentes, estudantes de escolas públicas, a qual foi analisada mediante a estratégia clínico-interpretativa. Constatou-se que os participantes não consideram a escola um espaço amenizador de seu sofrimento psíquico. Considera-se importante a presença do psicólogo na escola para possibilitar a criação de novos destinos aos conflitos adolescentes.

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Biografia do Autor

  • Adams Friedemann, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

    Psicólogo. Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Porto Alegre, RS, Brasil

  • Joana Narvaez, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

    Psicóloga. Professora adjunta da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2020-12-28

Como Citar

Friedemann, A., & Narvaez, J. (2020). O impacto da escola na ideação suicida de adolescentes. Estilos Da Clinica, 25(3), 471-487. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v25i3p471-487