Sofrimento psíquico e trabalho em tempos de pandemia: uma intervenção clínica com educadores
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i1p44-57Palavras-chave:
Psicanálise, Trabalho, Educação, Sofrimento, PandemiaResumo
Com base em um projeto de intervenção social clínica, fundamentado na psicanálise e dirigido ao atendimento de professores do ensino básico da rede municipal do Rio de Janeiro, são analisados neste artigo aspectos envolvidos em sua experiência subjetiva. É priorizada a questão de sua relação com a esfera do trabalho, tendo como foco central as ressonâncias psíquicas do confronto sofrido por eles com a situação da pandemia da Covid-19. Trata-se de abordar seu impacto na rotina das atividades de trabalho desses sujeitos, na área da Educação, já marcadas pela precariedade social, fonte de vulnerabilidade psíquica. O isolamento social imposto pela pandemia, aliado a outras consequências, evidenciou, e mesmo acentuou esse quadro, objeto de especial atenção na proposta clínica, cujas linhas mestras são brevemente trazidas no texto.
Downloads
Referências
Bezerra Jr., B. (2005). Identidade, diferença e exclusão na sociedade brasileira contemporânea. In G. Acselrad (Org.), Avessos do prazer: drogas, AIDS e direitos humanos (pp. 35-51). Rio de Janeiro, RJ: Fiocruz.
Coutinho, L. G. & Carneiro, C. (2016). Infância, adolescência e mal-estar na escolarização: interlocuções entre a psicanálise e a educação. Psicologia Clínica, 28 (2), 109-130. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pc/v28n2/07.pdf
Dejours, C. (2007). A banalização da injustiça social. Rio de Janeiro, RJ: Editora FGV.
Dejours, C. &Abdoucheli, E. (1994). Itinerário teórico em psicopatologia do trabalho. In C. Dejours, E. Abdoucheli & C. Jayet (Orgs.), Psicodinâmica do trabalho: contribuição da Escola Dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho (pp. 119-145). São Paulo: Atlas, 1994.
Dejours, C.; Barros, J. O. & Lancman, S. (2016). A centralidade do trabalho para a construção da saúde. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 27(2), 228-235. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i2p228-235
Facci, M. G. D. (2019). O adoecimento do professor frente à violência na escola. Fractal, 31(2), 130-142. https://doi.org/10.22409/1984-0292/v31i2/5647
Freud, S. (1969). Psicologia de grupo e análise do ego. In S. Freud, Edição standard brasileira das obras completas (J. Salomão, trad., v. 18, pp. 89-179). Rio de Janeiro, RJ: Imago. (Trabalho original publicado em 1921).
Jornal da Globo. (2018, 17 abril). Quase metade das escolas do Rio viveu momentos de medo com tiroteios nas proximidades. Recuperado de https://globoplay.globo.com/v/6670902/.
Lapo, F. R. & Bueno, B. O. (2002). O abandono do magistério: vínculos e rupturas com trabalho docente. Psicologia USP, 13(2), 243-276. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/53510/57535
Merlo, Á. R. C. &Mendes, A. M. B. (2009). Perspectivas do uso da psicodinâmica do trabalho no Brasil: teoria, pesquisa e ação. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 12(2), 141-156. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cpst/v12n2/a02v12n2.pdf
Rodrigues, P. F.; Alvaro, A. L. T. & Rondina, R. (2006). Sofrimento no trabalho na visão de Dejours. Revista Científica Eletrônica de Psicologia, 4(7). Recuperado de http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/lh21p1ieajxlwck_2013-5-10-15-30-2.pdf
Santos, D. A. (2014). Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para a comprensão do adoecimento e sofrimento psíquico de professores. Dissertação (Mestrado), Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR.
Silva, A. V. &Piolli, E. (2017). A centralidade do trabalho na psicodinâmica de Dejours, o campo educacional e o trabalho docente: aproximações possíveis. Devir Educação, 1(1), 50-65.
Walter, B. E. P. & Souza, R. C. (2012). Trabalho, sofrimento e reconhecimento: a primazia do outro. Anais, 1. Encontro Brasileiro de Psicanálise e Sedução Generalizada, 2012, Maringá, PR. Recuperado de http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1081
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marta Rezende Cardoso, Gabriel Ventura Lara e Silva, Júlia Christo Davel Alves, Vitor Hugo Lara Honorio, Yasmin de Aguiar Tannuri, Aline Gonçalves Demantova
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de Carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) informar os procedimentos da aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição do(s) pesquisador(es) com o número do parecer.
O material deve ser acompanhado também de uma Declaração de Direito Autoral assinada por todo(s) o(s) autor(es) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.