Estudo de uma intervenção remota com adolescentes em situação de vulnerabilidade na pandemia do COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i2p233-251

Palavras-chave:

Adolescência , Laço social, Necropolítica, Pandemia, Psicanálise

Resumo

Amparada nos conceitos de biopolítica e necropolítica, e na psicanálise lacaniana, a pesquisa busca refletir sobre os efeitos da pandemia nos adolescentes em situação de vulnerabilidade participantes do projeto Desembola na Ideia. A (não) implicação dos adolescentes nas medidas de proteção contra o vírus exigiu a criação de espaços virtuais para oficinas e acolhimento para que houvesse uma via de endereçamento da angústia dos jovens. Além disso, analisa os modos de subjetivação que foram suscitados na experiência de atenção psicossocial nos grupos remotos durante esse período. Como metodologia, utilizam-se vinhetas clínicas colhidas nos grupos e discutidas em três categorias de análise. O atendimento remoto apresentou uma função de “prótese” para a manutenção de algo do laço social, diante do desamparo colocado pela pandemia e pela violência já vivida pelos adolescentes.

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Biografia do Autor

  • Ana Luisa Sanders Britto, Universidade Federal de Minas Gerais

    Psicóloga e psicanalista do projeto Desembola na Ideia da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

  • Marcela Dantas dos Santos Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

    Psicóloga e psicanalista do projeto Desembola na Ideia da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

  • Pedro Teixeira Castilho, Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação

    Psicanalista e professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

Britto, A. L. S., Silva, M. D. dos S. ., & Castilho, P. T. (2021). Estudo de uma intervenção remota com adolescentes em situação de vulnerabilidade na pandemia do COVID-19. Estilos Da Clinica, 26(2), 233-251. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i2p233-251