O encontro da clínicopolítica com a escola: tensões entre o singular e o social na escolarização de crianças imigrantes
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v27i3p332-345Palavras-chave:
Intervenções clínicopolítica com escolas, imigração, psicanálise, sintoma, educaçãoResumo
O presente artigo pretende discutir algumas facetas da construção de intervenções psicanalíticas clinicopolíticas com escolas. Parte-se de uma pesquisa-intervenção em algumas escolas municipais da cidade de São Paulo que se viram confrontadas com o silêncio de crianças de origem imigrante como um enigma a ser cuidado pelas instituições. Tem-se como objetivo discutir as tensões entre um sintoma singular e suas inscrições coletivas na produção de intervenções clinicopolíticas com escolas, estas que tem como intuito é contribuir para escolarização das crianças de origem migrante. O artigo se guiará construção do acompanhamento de uma criança que não falava nenhuma língua e colocava entraves em sua escolarização. Sublinha-se a tensão entre um sintoma singular e uma verdade social para escutar esses sintomas que, de outra forma, poderiam continuar silenciados.
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