O nascimento psicológico e as crises do desenvolvimento no pensamento de Margaret Mahler
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v28i3p408-424Palavras-chave:
psicanálise, Margaret Mahler, desenvolvimento psíquico, crises, individuaçãoResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar a teoria do desenvolvimento precoce da pediatra e psicanalista húngara Margareth Mahler, dando um maior enfoque às crises inerentes ao desenvolvimento, ou seja, às manifestações naturalmente perturbadoras vividas pelo bebê e pelo toddler, ao longo dos trinta e seis primeiros meses de vida. Mahler argumenta que, quando estas fases de alteração do equilíbrio não são satisfatoriamente neutralizadas, podem surgir neuroses infantis precoces, reconhecidas como respostas exacerbadas e rígidas, defensivas e ambivalentes na relação com o objeto de amor. Com este estudo, pretendemos contribuir para a ampliação do conhecimento acerca da primeira infância, em particular, para a elucidação dos impactos psíquicos de desequilíbrios naturais do desenvolvimento psíquico precoce.
Downloads
Referências
Aberastury, A. (1992). A criança e seus jogos. 2 ed. Porto Alegre: Artes Médicas.
Benjamin, J. D. (1961). The innate and the experiential in child development. In H. Brosin (ed.), Lectures on Experimental Psychiatry (pp. 19-42). Pittsburgh: University of Pittsburgh Press.
Bergman, A.,Harpaz-Rotem, I. (2004).Revisiting rapprochement in the light of contemporary developmental theories.In Journal of the American Psychoanalytic Association, 52, 555-570. https://doi.org/10.1177/00030651040520020301
Chemouni, J. (1991). História do movimento psicanalítico. Jorge Zahar: Rio de Janeiro.
Coates, S. W. (2004). John Bowlby and Margaret S. Malher: Their lives and theorie. Journal of the American Psychoanalytic Association, 52, 571-601. INSS 1941-2460 https://doi.org/10.1177/00030651040520020
Freud, A. (1951). Negativism and Emotional surrender. International J. PsychoAnal, 33:265.
Freud, A. (1982). Infância normal e patológica. Determinantes do desenvolvimento. 4.ed. Rio de Janeiro: Zahar. (Trabalho original publicado em 1965).
Greenacre, P. (1960). Considerations regarding the parent-infant relantionship. In Emotional Growth (Vol. 1, pp. 129-224). Nova York: International Universities Press.
Klein, M. (1969). Notas sobre alguns mecanismos esquizóides. In: M. Klein, Os progressos da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar. (Trabalho original publicado em 1946).
Klein, M. (1981). Psicanálise da criança. São Paulo: Mestre Jou (Trabalho original publicado em 1932).
Mahler, M. S. (1963). Thoughts about Development and Individuation. Psychoanalytic Study of the Child, 18, 307-324. INSS 0079-7308 https://doi.org/10.1080/00797308.1963.11822933
Mahler, M. S. (1965). On early infantile psychosis: The symbiotic and autistic syndromes. In J. Amer Acad. Child Psychiat (Vol. 4, 554-468). https://doi.org/10.1016/S0002-7138(09)62158-0
Mahler, M. S. (1967). On human symbiosis and the vicissitudes of individuation. Journal of the American Psychoanalytic Association, 15, 740-763. ISSN 1941-2460 https://doi.org/10.1177/000306516701500401
Mahler, M. S. (1971). A study of the separation-individuation process and its possible application to borderline phenomena in the psychoanalytic situation. The Psychoanalytic study of the child, 26, 403-424. ISSN 0079-7308 https://doi.org/10.1080/00797308.1971.11822279
Mahler, M. S. (1972). Rapprochement Subphase of the Separation-Individuation Process. Psychoanalytic Quarterly, 41, 487-506. ISSN 2167-4086 https://doi.org/10.1080/21674086.1972.11926608
Mahler, M. S. (1974). Symbiosis and Individuation - The Psychological Birth of the Human Infant. Psychoanalytic Study of the Child, 29, 89-106. ISSN 0079-7308 https://doi.org/10.1080/00797308.1974.11822615
Mahler, M. S. (1982). O processo de separação-individuação. Porto Alegre: Artes Médicas. (Trabalho original publicado em 1979).
Mahler, M. S. (1983). As psicoses infantis e outros estudos. Porto Alegre: Artes Médicas. (Trabalho original publicado em 1979).
Mahler, M. S., Pine, F., & Bergman, A. (1975). The Psychological Birth of the Human Infant – Symbiosis and Individuation. Nova York, Basic Books.
Mahler, M. S., Pine, F., & Bergman, A. (1977). O nascimento psicológico da criança - Simbiose e individuação. Rio de Janeiro: Zahar. (Trabalho original publicado em 1975)
Mahler, M. S., & Furer, M. (1966). Development of Symbiosis, Symbiotic Psychosis, and the Nature of Separation Anxiety'—Remarks on Weiland's Paper. International Journal of Psycho-Analysis, 47, 559-560. ISSN 0020-7578
Mahler, M. S., & La Pierre, K. (1965). Mother-Child Interaction During Separation-Individuation. Psychoanalytic Quarterly, 34, 483-498. ISSN 2167-4086 https://doi.org/10.1080/21674086.1965.11926361
Mahler, M., & Mc Devit, J.B. (1968) Observations on adaptation and defense in status nascendi: developmental precursors in the first two years of life. Psychoanal. Q, 37, 1-21. https://doi.org/10.1080/21674086.1968.11926448
Pine, F. (2003) Mahler’s concept of “symbiosis” and Separation-individuation: revisited, reevaluated, refined. Journal of the American Psychoanalytic Association, 52(2), 511-533. ISSN 1941-2460. https://doi.org/10.1177/00030651040520021001
Ribeiro, A. C. P, & Caropreso, F. S. (2018). A teoria de Margaret Mahler sobre o desenvolvimento psíquico precoce normal. Psicologia em Revista, 24(3), 894-914. ISNN 1678-9563. http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n3p894-914
Spitz, R. (1987) O primeiro ano de vida. (4 ed.) São Paulo: Martins Fontes. (Trabalho original publicado em 1965)
Spock, B. (1963). The Striving for Autonomy and Regressive Object Relationships. Psychoanalytic Study of the Child, 18, 361-36. https://doi.org/10.1080/00797308.1963.11822936
Spock, B. (1965). Innate Inhibition of Aggressiveness in Infancy. Psychoanalytic Study of the Child, 20, 340-343. ISSN 0079-7308. https://doi.org/10.1080/00797308.1965.11823239
Riani, A.; Caropreso, F. (2012). O desenvolvimento psíquico precoce e o risco de psicose de uma perspectiva psicanalítica. Mental, 10(19), 249-265.
Winiccott, D. W. (2000) Da pediatria à psicanálise - Obras escolhidas. Rio de Janeiro: Imago.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anna Costa Pinto Ribeiro, Fátima Siqueira Caropreso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de Carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) informar os procedimentos da aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição do(s) pesquisador(es) com o número do parecer.
O material deve ser acompanhado também de uma Declaração de Direito Autoral assinada por todo(s) o(s) autor(es) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.