Formação de professores da educação infantil: orientações quanto ao aspecto psíquico do desenvolvimento de bebês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v28i2p276-291

Palavras-chave:

formação, constituição psíquica, creche

Resumo

O estudo buscou realizar uma articulação entre os campos da Saúde Coletiva, a Educação e a Psicanálise, com a finalidade de construir uma prática comprometida com o cuidado de crianças, que se encontram em creches, bem como enfatizando os aspectos da constituição psíquica. Objetivou-se verificar os efeitos de uma intervenção baseada na Metodologia Indicadores de Risco para o Desenvolvimento Infantil – IRDI e na ação educativa de professores de uma creche. O estudo consistiu em uma pesquisa-ação através de narrativas de vida escritas e encontros de formação com os professores. Por intermédio das narrativas, bem como dos diálogos estabelecidos nos encontros de formação, foram observados atravessadores envolvidos nas relações entre o cuidar e o educar no contexto da creche. Por fim, assinalou-se ainda a importante contribuição de processos formativos como amparo ao fazer prático dos docentes.

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Biografia do Autor

  • Sulyanne da Silva Ferreira, Universidade Federal de São Carlos

    Mestre em Gestão da Clínica pela Universidade Federal de São Carlos. Professora do Centro Universitário Católica de Quixadá, Quixadá, CE, Brasil.

  • Tais Bleicher, Universidade Federal de São Carlos

    Professora da Universidade Federal de São Carlos e do Programa de pós-graduação em Gestão da Clínica, São Carlos, SP, Brasil.

  • Sâmara Gurgel Aguiar, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil.

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Publicado

2023-08-20

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Artigos

Como Citar

Ferreira, S. da S., Bleicher, T., & Aguiar, S. G. . (2023). Formação de professores da educação infantil: orientações quanto ao aspecto psíquico do desenvolvimento de bebês. Estilos Da Clinica, 28(2), 276-291. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v28i2p276-291