Uma abordagem moebiana dos processos de exclusão e inclusão: diálogos entre psicanálise e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v28i2p145-161

Palavras-chave:

educação, inclusão, psicanálise, política

Resumo

Neste texto, tensionamos analisar os efeitos produzidos pelos discursos das políticas públicas brasileiras direcionadas à “perspectiva da Educação Inclusiva”, buscando problematizar os ideais inclusivos a partir do par de significantes inclusão e exclusão. Para tanto, recorremos a argumentos psicanalíticos, em especial, à figura topológica da fita moebiana, considerando que ela permite estabelecer uma relação de continuidade entre exclusão e inclusão, política e psicanálise. Em um segundo movimento, dialogamos com narrativas de duas professoras do Ensino Fundamental que compartilharam conosco impasses e invenções decorrentes dos seus encontros com alunos autistas. Consideramos a importância de uma educação para todos, em uma perspectiva política e, a partir do aporte psicanalítico, problematizamos a inclusão como um processo não-todo que precisa contemplar as singularidades dos sujeitos-alunos e dos sujeitos-professores.

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Biografia do Autor

  • Hermínia Maria Martins Lima Silveira, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professora do Centro Pedagógico e Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

  • Nathália Lopes Machado, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutoranda em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

  • Simone Bicca Charczuk, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

  • Mônica Maria Farid Rahme, Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação

    Professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

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Publicado

2023-08-20

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Artigos

Como Citar

Silveira, H. M. M. L., Machado, N. L., Charczuk, S. B., & Rahme, M. M. F. (2023). Uma abordagem moebiana dos processos de exclusão e inclusão: diálogos entre psicanálise e educação. Estilos Da Clinica, 28(2), 145-161. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v28i2p145-161