Tranças clínicas: perspectivas sobre o encontro transferencial em situações de autismo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v30i3p%25pPalavras-chave:
perspectivismo ameríndio, Piera Aulagnier, psicanálise com crianças, transtorno do espectro autistaResumo
Esse artigo teve como objetivo pensar a especificidade da transferência com crianças que têm uma recusa ao outro e uma busca por atividades autossenssoriais. Para isso, foi narrado um caso clínico e, posteriormente, realizada uma leitura desse encontro transferencial. A análise foi realizada através de três categorias: maneirismos, agenciamento e transversalidades. Essas têm origem no perspectivismo ameríndio, que permitiu o embasamento para aprofundar a relação entre os corpos na clínica. As categorias desdobraram-se na intenção de fazer ressaltar os aspectos metapsicológicos através da teoria de Aulagnier que são capazes de produzir interpretações sobre o funcionamento do aparelho psíquico. As categorias compuseram um trançado para enlaçar a experiência clínica com a teoria e assim fazer emergir o encontro transferencial.
Downloads
Referências
Aulagnier, P. (1975/2001). La Violencia de la Interpretacion. Biblioteca de Psicologia y Psicoanalisis. Amorrortu Editores. Originalmente publicado em 1975.
Aulagnier, P. (1976/1991). El trabajo de la interpretación. La función del placer en el trabajo analítico. In. Hornstein, L. (org.). (1991) Cuerpo, Historia, Interpretación. Piera Aulagnier: de lo originario al proyecto identificatorio. Buenos Aires: Paidós. Originalmente publicado em 1976.
Aulagnier, P. (1979-1980/1990). Da linguagem pictural à linguagem do intérprete. In Um intérprete em busca de sentido II. São Paulo: Escuta. Originalmente publicado em 1979.
Aulagnier, P. (1986-1991). Nacimiento de un cuerpo, origen de una historia. In Hornstein, L., editor, Cuerpo, Historia, Interpretación. Piera Aulagnier: de lo originario al proyecto identificatorio. Buenos Aires: Paidós. Originalmente publicado em 1986.
Rodulfo, R. (2004). Desenhos fora do papel: da carícia à leitura-escrita na criança. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Viveiros de Castro, E. (2018). Metafísicas canibais: Elementos para uma antropologia pós-estrutural. São Paulo: Ubu Editora, n-1 edições.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luisa Comerlato, Andrea Ferrari

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de Carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) informar os procedimentos da aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição do(s) pesquisador(es) com o número do parecer.
O material deve ser acompanhado também de uma Declaração de Direito Autoral assinada por todo(s) o(s) autor(es) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.