“Diagnostica-me ou te devoro!”: diagnóstico e sintoma no fazer analítico com as adolescências
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v30i3p%25pPalavras-chave:
psicanalise, adolescência, psicopatologiaResumo
Este trabalho foi construído a partir de inquietações que emergem frente à intensificação da busca por diagnósticos psiquiátricos por adolescentes. Propõe-se pensar o que essas chaves de leitura diagnósticas apontam e, ao mesmo tempo, ocultam, quanto ao mal-estar na adolescência. Para isso, utilizou-se de vinhetas clínicas em articulação com a teoria psicanalítica. Ao conceber a adolescência enquanto momento que marca uma posição subjetiva, é possível indagar como os diagnósticos psiquiátricos atravessam o processo de constituição subjetiva, obstruindo o dizer do adolescente sobre si. Dessa maneira, ao buscar amparo no estudo da psicopatologia psicanalítica, enseja-se abordar a formação do sintoma adolescente e do que comparece predominantemente na clínica contemporânea como fenômeno da medicalização.
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