Apontamentos para uma discussão sobre o diagnóstico diferencial entre autismo e psicose na infância
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v30iespecialp%25pPalavras-chave:
psicose, autismo, estrutura, diagnóstico diferencial, clínica psicanalíticaResumo
O objetivo deste artigo é contribuir com apontamentos teóricos e clínicos ao tratamento psicanalítico de crianças psicóticas e autistas, considerando suas principais diferenças. Apresentam-se elementos comparativos para um diagnóstico diferencial: a posição transferencial, o lugar do Outro, a imagem corporal, a relação com o objeto. Apresentam-se hipóteses sobre os mecanismos estruturais de cada quadro clínico, para embasar a direção de tratamento, especificando o trabalho com as crianças e seus pais. Finalmente aborda-se as especificidades do trabalho de inclusão escolar em cada caso, ressaltando o papel da escrita. Conclui-se enfatizando a importância de considerar as diferenças entre estas duas clínicas no trabalho clínico e educacional.
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Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.