O que da infância a ilusão (psico)pedagógica mascara

Autores

  • Leandro de Lajonquière Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v5i8p183-189

Palavras-chave:

Infância moderna, filosofia da educação, fundamentos da educação, Modern childhood, philosophy of education, the fundamentals of education

Resumo

A conjugação as infâncias pensadas por Descartes e Rousseau duas infâncias exprimiria uma forma singular de o homem experimentar o tempo e o desejo, ou seja, a impossibilidade na relação aos outros. Dessa forma, sustenta-se a tese de que a renúncia à educação é um sintoma contemporâneo que as ilusões psicopedagógicas mascaram a cota de política embutida tanto na produção psíquica da infância moderna quanto no seu eclipse.

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Publicado

2000-06-01

Edição

Seção

Debate

Como Citar

Lajonquière, L. de. (2000). O que da infância a ilusão (psico)pedagógica mascara. Estilos Da Clinica, 5(8), 183-189. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v5i8p183-189