Espaço escolar como herdeiro das funções parentais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v6i11p27-32Palavras-chave:
Escola, pais, educadores, funções parentaisResumo
O trabalho clínico com crianças leva o psicanalista a deparar com as questões referentes ao campo da educação. Neste texto a autora interroga acerca da concepção que tem sido compartilhada na atualidade, sobre a função educativa da escola e ainda a respeito de como a educação das crianças tem se realizado no espaço escolar. Faz uma retomada histórica constatando que o lugar de criança e, em seguida, o surgimento da família moderna e da escola coincidem. A escola é desde sempre um lugar de inscrição social. Nesta perspectiva, a escola tem uma função co-extensiva à dos pais, na tarefa de educação das crianças. A partir de uma breve análise, situa os diferentes lugares que pais e educadores ocupam na função de educar as crianças, considerando o desejo. Reflete criticamente sobre a forma pela qual as escolas têm tomado a sua função educativa, resultando em conseqüências que surgem para nós na clinica cotidiana.Downloads
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Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.