Tratamento grupal psicopedagógico e as cenas temidas na aprendizagem de crianças e adolescentes

Autores

  • Regina Orgler Sordi Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Serviço de Psicopedagogia da Clínica de Atendimento Psicológico
  • Fernanda Martins Marques Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Clínica de Atendimento Psicológico
  • Sandra Laura Frischenbruder Sulzbach Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Clínica de Atendimento Psicológico
  • Renata Borba Pires Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (BIC/UFRGS-REUNI)
  • Carlos Henrique Kessler Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Clínica de Atendimento Psicológico

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v18i3p490-507

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo o estudo das cenas temidas na aprendizagem no atendimento grupal psicopedagógico de crianças e adolescentes de 11 a 13 anos. A partir da identificação das "cenas temidas" no grupo, foi possível refletir sobre os obstáculos que os participantes encontraram. Coube à equipe estruturar atividades lúdicas que provocassem a confrontação do participante com ele mesmo e em relação ao outro, fazendo-o refletir sobre suas dificuldades, e provocando-os a assumirem suas capacidades criativas. Relatamos algumas cenas e de que forma foram pensadas pela equipe. Percebeu-se a importância da intervenção psicopedagógica grupal sobre as manifestações de ocultamento do sujeito criador/autor, que foram as que mais caracterizaram os modos como os participantes se relacionavam com o objeto de conhecimento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2013-12-01

Como Citar

Sordi, R. O., Marques, F. M., Sulzbach, S. L. F., Pires, R. B., & Kessler, C. H. (2013). Tratamento grupal psicopedagógico e as cenas temidas na aprendizagem de crianças e adolescentes . Estilos Da Clinica, 18(3), 490-507. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v18i3p490-507