Ferenczi y los objetivos del tratamiento psicoanalítico
Ferenczi y los objetivos del tratamiento psicoanalítico: autenticidad, neocatarsis, niñeria
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i2p182-194Palabras clave:
Sándor Ferencz, 1873-1933, Trauma psíquico, Desmentido, NeocatarsisResumen
Partimos de la formulación de Sándor Ferenczi de que el final del análisis consistiría en la superación de la “mentira” por parte del analizado, indicando que esa es la respuesta sintomática a lo “desmentido” (Verleugnung) sufrido en la situación traumática. En este sentido, el trayecto de un análisis implicaría: superar la “identificación al agresor” derivada de las experiencias traumáticas, favoreciendo al analizado el gesto inspirado en su autenticidad; la “neocatarsis” necesaria para que el sujeto pueda reelaborar el clivaje narcisista, librándose de la tiranía de los objetos incorporados; y la “niñería”, en la forma del rescate de la palabra evocativa propia del lenguaje de la ternura infantil.
Palabras clave: Sándor Ferenczi, 1873-1933; trauma psíquico; desmentido; neocatarsis; autenticidad.
Descargas
Referencias
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de Carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) informar os procedimentos da aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição do(s) pesquisador(es) com o número do parecer.
O material deve ser acompanhado também de uma Declaração de Direito Autoral assinada por todo(s) o(s) autor(es) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.