Entre ter uma deficiência e ser deficiente: um estudo sobre as identificações

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i2p304-316

Mots-clés :

deficiente físico, narcisismo, autoconceito

Résumé

Diversos trabalhos consideram que pessoas com deficiência física possuem sentimentos de inadequação, inferioridade e baixa autoestima. Parte-se da narrativa de Sunaura Taylor para localizar a questão no paradigma ver/ser visto para problematizar o tema. Assim, tem-se por objetivo discutir os efeitos imaginários da identificação nestes casos. De Freud à Lacan o conceito de narcisismo remete à formação do eu, bem como os processos de identificação a imagens e palavras advindas do Outro. Das imagens e sentidos atribuídos à deficiência pelo social encontram-se descritos na literatura as concepções de estranho e incapaz, da deficiência como doença ou castigo e referências a seres fantástico. Deste modo, foi proposto que pessoas com deficiência possam assumir o lugar de “deficiente” e seus respectivos sentidos por meio da identificação. Concluiu-se que os sentimentos de inadequação perpassam a dimensão imaginária de se ver sendo visto como “deficiente”. Dada esta função de representação para o Outro e unificação do eu, tratam-se de momentos em que se deixa de ter uma deficiência para sê-la, enquanto uma forma que lhe dá sentido e o organiza, ainda que possa trazer sofrimento.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographies des auteurs

  • Diego Rodrigues Silva, Instituto de Psicologia - Universidade de São Paulo
    Psicanalista. Graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo.
  • Eliana Herzberg, Universidade de São Paulo - Instituto de Psicologia - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica

    Professora e pesquisadora do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Références

Téléchargements

Publiée

2019-08-30

Comment citer

Silva, D. R., & Herzberg, E. (2019). Entre ter uma deficiência e ser deficiente: um estudo sobre as identificações. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 24(2), 304-316. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i2p304-316