As crianças, a educação e os sonhos adultos em tempos de autismo

Autores

  • Leandro de Lajonquière Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i1p41-52

Palavras-chave:

autismo, relação adulto-criança, imaginário pedagógico, mal-estar na cultura

Resumo

O imaginário pedagógico contemporâneo estrutura-se em torno de um personagem chamado autista. Trata-se de um ser ficcional que não deve ser confundido com nenhuma criança autista em particular. Isso permite afirmar que vivemos em tempos de autismo que entranham um empobrecimento da vida cotidiana com as crianças de carne e osso. Embora não se possa afirmar o caráter patogênico desse empobrecimento educativo à maneira de um vírus ou conforme o raciocínio determinista clássico “causa-efeito”, propomos pensar o imaginário atual como uma espécie de caldo de cultivo no interior do qual cada criança confronta-se com o desafio de conquistar por si e para si um lugar de sujeito de palavra numa história mais ou menos aberta para o futuro. A criança bem pode virar vítima de um mal-entendido educativo e assim vir a ficar em certa medida à deriva no mundo. Talvez, pois isso não pode ser sabido, mais de uma criança autista esteja a testemunhar de semelhante infortúnio.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leandro de Lajonquière, Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo

    Membro-fundador do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância (Lepsi) da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil. Orientador de doutorado na Université Paris 8, Saint Denis, França.

Referências

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

Lajonquière, L. de. (2019). As crianças, a educação e os sonhos adultos em tempos de autismo. Estilos Da Clinica, 24(1), 41-52. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i1p41-52