Psicanálise e educação escolar: ressonâncias de Sándor Ferenczi para uma pedagogia do cuidado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i2p262-275

Palavras-chave:

psicanálise, Sándor Ferenczi, educação, escola

Resumo

Pretende-se, neste artigo, explorar a possibilidade de propor uma ação educativa, respaldada na ética do cuidado, orientada pelas contribuições da teoria psicanalítica de Sándor Ferenczi. Para tanto, os autores iniciam o texto com uma breve discussão sobre a atual situação da educação escolar, apontando a necessidade de se atentar à dimensão do afeto e das emoções dentro do campo pedagógico. Em seguida, sustenta-se a discussão pela apresentação de alguns aspectos centrais do pensamento ferencziano. Por fim, postula-se, por meio deste diálogo entre psicanálise e pedagogia, construir uma conduta de ensino apoiada na empatia, na criatividade, na liberdade de expressão dos alunos e na autorreflexão dos professores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alexandre Patricio de Almeida, Universidade Paulista (UNIP)

    Psicanalista e diretor de escola da rede particular na cidade de São Paulo. Doutorando em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,  docente da Universidade Paulista (UNIP), São Paulo, SP, Brasil. 

     

  • Alfredo Naffah Neto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Psicanalista. Professor Titular em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Referências

Downloads

Publicado

2019-08-30

Como Citar

Almeida, A. P. de, & Naffah Neto, A. (2019). Psicanálise e educação escolar: ressonâncias de Sándor Ferenczi para uma pedagogia do cuidado. Estilos Da Clinica, 24(2), 262-275. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i2p262-275