As protagonistas femininas nos filmes da cineasta peruana Nora de Izcue
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2017.100400Palavras-chave:
Protagonistas femininas, Filmografia, Nora de Izcue.Resumo
Nora de Izcue, a primeira cineasta da história do Peru, dirige Encuentro, seu filme de estreia, em 1967, levando às telas uma mulher de classe-média que buscava dar sentido a sua vida. Alguns anos depois, no começo da década de 1970, ela dá uma forte guinada em direção ao cinema político, do qual de uma maneira ou outra nunca mais se separaria. Tal opção por privilegiar situações de opressão e as lutas sociais e seus protagonistas, aliada ao papel que as mulheres desempenhavam nestas lutas na América Latina de então, fizeram com que a realizadora só voltasse a ter uma protagonista em 1982, com El viento del ayahuasca. Neste artigo analisaremos, além da produção recém-citada, Pobladoras de cerros y arenales (1986), Color de mujer (1990) e Elena Izcue: La armonía silenciosa (1998) a fim de compreender quem são as protagonistas femininas de Nora de Izcue nesta etapa de sua carreira cinematográfica.
Downloads
Referências
BARRENHA, Natalia Christofoletti; PIEDRAS, Pablo. Silêncios históricos e pessoais. In: BARRENHA, N. C.; PIEDRAS, P. (Orgs.).Silêncios históricos e pessoais: memória e subjetividade no documentário latino-americano. Campinas, SP: Editora Medita, 2014. p. 9-19.
BEDOYA, R. 100 años de cine en el Perú: una historia crítica. Lima: Centro de Investigación en Comunicación Social de la Universidad de Lima (Cicosul)/Instituto de Cooperación Iberoamericana, 1992.
BUTLER, J. Cuerpos que importan: sobre los límites materiales y discursivos del “sexo”. Buenos Aires: Paidós, 2002.
DYER, Richard. The Role of Stereotypes. In: MARRIS, P.; THORNHAM, S. Media Studies: a Reader. 2. ed. Edinburgh, UK: Edinburgh University Press, 2009. p. 11-18.
FRÍAS, Isaac León. Preparando el terreno para el mañana: 1960-1972. In: MORA, G. C. de. El cine en el Perú: 1950-1972 testimonios (Org.). Lima: Universidad de Lima, 1993.
MORAES, Maria Lygia Quartim de. O Encontro Marxismo-Feminismo no Brasil. In: RIDENTI, M.; REIS, D. A. (Orgs.). História do marxismo no Brasil v. 6. Partidos e movimentos após os anos 1960. Campinas: Editora da UNICAMP, 2007. p. 341-375.
NORA.Nora de Izcue: entrevista [ago. 2009]. Entrevistadora: Marina Cavalcanti Tedesco. Lima, 2012. 1 arquivo mp3 (60 min.).
GARCÍA, N. Nora de Izcue: Creo que el cine nacional se dará cuando esta mayoría peruana se exprese y se vea reflejada en las pantallas, no nuestros cuatro o cinco cineastas. Hablemos de Cine, Lima, p .45-46, julho-agosto, 1975.
TEDESCO, M. C. Nora de Izcue, Josefina Jordán e o começo de uma história das diretoras do Nuevo Cine Latinoamericano. Revue Annuelle de L’Association Rencontres Cinémas d’Amérique Latine de Toulouse, Toulouse, n. 22 – Femmes de Cinéma, p. 38-47, 2014.
TOLEDO, T. Realizadoras latinoamericanas/Latin American Women Filmmakers: cronología/chronology (1917-1987). Nova Iorque: Círculo de Cultura Cubana, 1987.
TUÑÓN, J. Mujeres de luz y sombra en el cine mexicano. La construcción de una imagen. 1939-1952. México, D.F.: El Colegio de México/Imcine, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.