As protagonistas femininas nos filmes da cineasta peruana Nora de Izcue

Autores

  • Marina Cavalcanti Tedesco Instituto de Artes e Comunicação Social/Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2017.100400

Palavras-chave:

Protagonistas femininas, Filmografia, Nora de Izcue.

Resumo

Nora de Izcue, a primeira cineasta da história do Peru, dirige Encuentro, seu filme de estreia, em 1967, levando às telas uma mulher de classe-média que buscava dar sentido a sua vida. Alguns anos depois, no começo da década de 1970, ela dá uma forte guinada em direção ao cinema político, do qual de uma maneira ou outra nunca mais se separaria. Tal opção por privilegiar situações de opressão e as lutas sociais e seus protagonistas, aliada ao papel que as mulheres desempenhavam nestas lutas na América Latina de então, fizeram com que a realizadora só voltasse a ter uma protagonista em 1982, com El viento del ayahuasca. Neste artigo analisaremos, além da produção recém-citada, Pobladoras de cerros y arenales (1986), Color de mujer (1990) e Elena Izcue: La armonía silenciosa (1998) a fim de compreender quem são as protagonistas femininas de Nora de Izcue nesta etapa de sua carreira cinematográfica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marina Cavalcanti Tedesco, Instituto de Artes e Comunicação Social/Universidade Federal Fluminense

    Graduada em Cinema, mestre em Geografia e doutora em Comunicação pela UFF. Professora adjunta do Departamento de Cinema e Vídeo e colaboradora do Programa de Pós-graduação em Estudos Contemporâneos das Artes, ambos da Universidade Federal Fluminense. Dedica-se a pesquisas nas áreas de audiovisual, América Latina, fotografia, cinematografia, cidade, política e gênero.

Referências

BARRENHA, Natalia Christofoletti; PIEDRAS, Pablo. Silêncios históricos e pessoais. In: BARRENHA, N. C.; PIEDRAS, P. (Orgs.).Silêncios históricos e pessoais: memória e subjetividade no documentário latino-americano. Campinas, SP: Editora Medita, 2014. p. 9-19.

BEDOYA, R. 100 años de cine en el Perú: una historia crítica. Lima: Centro de Investigación en Comunicación Social de la Universidad de Lima (Cicosul)/Instituto de Cooperación Iberoamericana, 1992.

BUTLER, J. Cuerpos que importan: sobre los límites materiales y discursivos del “sexo”. Buenos Aires: Paidós, 2002.

DYER, Richard. The Role of Stereotypes. In: MARRIS, P.; THORNHAM, S. Media Studies: a Reader. 2. ed. Edinburgh, UK: Edinburgh University Press, 2009. p. 11-18.

FRÍAS, Isaac León. Preparando el terreno para el mañana: 1960-1972. In: MORA, G. C. de. El cine en el Perú: 1950-1972 testimonios (Org.). Lima: Universidad de Lima, 1993.

MORAES, Maria Lygia Quartim de. O Encontro Marxismo-Feminismo no Brasil. In: RIDENTI, M.; REIS, D. A. (Orgs.). História do marxismo no Brasil v. 6. Partidos e movimentos após os anos 1960. Campinas: Editora da UNICAMP, 2007. p. 341-375.

NORA.Nora de Izcue: entrevista [ago. 2009]. Entrevistadora: Marina Cavalcanti Tedesco. Lima, 2012. 1 arquivo mp3 (60 min.).

GARCÍA, N. Nora de Izcue: Creo que el cine nacional se dará cuando esta mayoría peruana se exprese y se vea reflejada en las pantallas, no nuestros cuatro o cinco cineastas. Hablemos de Cine, Lima, p .45-46, julho-agosto, 1975.

TEDESCO, M. C. Nora de Izcue, Josefina Jordán e o começo de uma história das diretoras do Nuevo Cine Latinoamericano. Revue Annuelle de L’Association Rencontres Cinémas d’Amérique Latine de Toulouse, Toulouse, n. 22 – Femmes de Cinéma, p. 38-47, 2014.

TOLEDO, T. Realizadoras latinoamericanas/Latin American Women Filmmakers: cronología/chronology (1917-1987). Nova Iorque: Círculo de Cultura Cubana, 1987.

TUÑÓN, J. Mujeres de luz y sombra en el cine mexicano. La construcción de una imagen. 1939-1952. México, D.F.: El Colegio de México/Imcine, 1998.

Downloads

Publicado

2017-12-29

Como Citar

Tedesco, M. C. (2017). As protagonistas femininas nos filmes da cineasta peruana Nora de Izcue. Revista Extraprensa, 11(1), 92-107. https://doi.org/10.11606/extraprensa2017.100400