A expansão do fotojornalismo
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2017.115241Palavras-chave:
Comunicação Social, Jornalismo, Reportagem, Fotografia humanista, Fotojornalismo.Resumo
O artigo aborda as contradiçõesdo uso social da fotografia. Fundamentado pelos estudos da escritora e fotógrafa GisèleFreund e da ensaísta Susan Sontag, o texto discute a questão da ética nos domínios da Comunicação Social, principalmente no Fotojornalismo. Há duas práticas fotojornalísticas: a fotorreportagem e a fotografia de imprensa. A primeira é desenvolvida pelo jornalismo narrativo (literário) e pela fotografia de autor (humanista). A segunda é praticada pelo impacto imediato da atualidade, em que o espetáculo de notícias superficiais (política, violência e amenidades) afasta a capacidade investigativa e a reflexão. Hoje, verifica-se a expansão do fotojornalismo para lugares híbridos, polifônicos e convergentes, trazendo ao fotojornalista o desafio de encontrar sustentabilidade e ética.
Downloads
Referências
AVANCINI, Atílio. Fotojornalismo, uma história de espetáculos: Thierry Gervais. Revista Caligrama, São Paulo, n. 1, p. 7-9, 2005.
AVANCINI, Atílio. Lavagem do Bonfim: formas de reportar. São Paulo: Alameda, 2016.
BARBEIRO, Heródoto. Ombudsman do Jornal do Campus, Jornal do Campus, p. 2, 1 a 15 de setembro de 2011.
BARTHES, Roland. Mythologies. Paris: Éditions du Seuil, 2010.
BAUMAN, Zygmunt. Vida em fragmentos: sobre ética pós-moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
BELAU, Angel. La ciencia periodística de Otto Groth. Pamplona: Universidad de Navarra, p. 9, 1966.
BOURDIEU, Pierre. Un art moyen: essai sur les usages sociaux de la photographie. Paris: Les Éditions de Minuit, 2010.
DOUEIHI, Milad. Pour un humanisme numérique. Paris: Éditions du Seuil, 2011.
FREUND, G.; JAMIS, R. Gisèle Freund, portrait. Paris: Des Femmes, 1991.
FREUND, Gisèle. La fotografía como documento social. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1993.
FREUND, Gisèle. Photographie et société. Paris: Éditions du Seuil, 2007.
GONÇALVES FILHO, Antonio. A internet pressiona o jornal: AnnalenaMcafee. O Estado de S. Paulo, São Paulo, p. D5, 27 de junho de 2012.
HERZOG, Werner. Werner Herzog: depoimento. [16 maio 2011]. São Paulo, 2011. Depoimento concedido ao III Congresso Internacional de Jornalismo Cultural na Folha de S. Paulo.
HINE, Lewis. Exposição Lewis Hine. Paris: Fondation Henri Cartier-Bresson, 2011.
KAPLÚN, Mário. Una pedagogía de la comunicación. Madrid: La Torre, 1998.
KRAMER, Robert. Historical commentary. In: SANDER, August. August Sander, photographs of an epoch. New York: Aperture, 1980. p. 30.
LAMBERT, Frédéric. Mythographies: la photo de presse et ses légendes. Paris: Edilig, 1986.
LEAL, Luciana. Papa Francisco critica exclusão social e se refere ao capitalismo como ditadura sutil. O Estado de S. Paulo, São Paulo, p. A7, 10 de julho de 2015.
LIMA, Edvaldo Pereira. Histórias que se contam: o jornalismo em grandes reportagens. In: SEMINÃRIO, 2011, São Paulo. Resumos... São Paulo: Escola de Comunicação de Arte da Universidade de São Paulo, 2011.
MANUEL. Manuel Reis: entrevista [set. 2009]. Entrevistador: Atílio Avancini. São Paulo, 2009. 1 arquivo mp3 (12 min.).
MARESCA, Sylvain. Pré-voir l’actualité. In: HAVER, Gianni. (Org.). Photo de presse: usages et pratiques. Lausanne: Éditions Antipodes, 2009.
MEDEIROS, Gutemberg. Da queda do muro da vida privada e da violência no jornalismo moderno. Revista USP, São Paulo, n. 93, p. 200-210, mar. 2012.
MOURA, Flávio. Susan Sontag vê a dor. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. 4, 24 de agosto de 2003.
PASTORE, Vincenzo. Na rua: Vincenzo Pastore. Texto de Antonio Arnoni Prado. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2009.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2009.
RANCIÈRE, Jacques. O ódio à democracia. São Paulo: Boitempo, 2014.
RÓDTCHENKO, Aleksandr. Aleksandr Ródtchenko: revolução na fotografia. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2010.
SALLES, Silvana. O Universo Crítico de um Escritor: Milton Hatoum. Jornal da USP, São Paulo, p. 20, 17 a 23 de março de 2014.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Cia. das Letras, 2003.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Cia. das Letras, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.