Comunicação e militância no contexto étnico-racial brasileiro

Autores

  • Alexandre Francisco Braga Faculdade de Direito UFMG

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.152900

Palavras-chave:

comunicação, CONFECOM, militância negra

Resumo

Este trabalho é um Resumo Expandido ao IV Simpósio Internacional de Cultura e Comunicação na América Latina, tendo como foco alguns apontamentos sobre a participação da militância negra na I CONFECOM (Conferência Nacional da Comunicação), realizada entre os dias 14 e 17 de dezembro de 2009, em Brasília. Mostraremos como se deram as articulações da sociedade civil e dos movimentos sociais para impulsionar o avanço dessa pauta junto aos governos não só para, viabilizar o evento, mas uma posterior implementação das resoluções ali aprovadas. Como método de análise, consultamos os sítios das entidades sociais que compuseram a Comissão Organizadora Nacional, os documentos de opinião política das organizações não governamentais e consulta às 672 propostas aprovadas na Plenária Final do evento.   É possível inferir que o País avançou pouco desde a realização desta CONFECOM, pois nosso contexto comunicativo mantém-se hermético, concentrado e exclusivo nas mãos de famílias empresariais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alexandre Francisco Braga, Faculdade de Direito UFMG

    Alexandre Francisco Braga é Estudante de graduação em Ciências do Estado na Faculdade de Direito da UFMG e Presidente da Unegro (União de Negras e Negros Pela Igualdade) em Minas Gerais.

Referências

Downloads

Publicado

2019-10-17

Edição

Seção

GT5 - Congresso de iniciação científica

Como Citar

Braga, A. F. (2019). Comunicação e militância no contexto étnico-racial brasileiro. Revista Extraprensa, 12, 783-797. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.152900