O porquê do respeitável público: o espectador na sustentabilidade teatral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153427

Palavras-chave:

Teatro, Cultura, Público, Espectador, Estudos Culturais

Resumo

Este artigo analisa a importância do espectador não especializado para a sustentabilidade do teatro – notadamente o teatro de grupo paulistano, em âmbitos artísticos e econômicos. O artigo é originado da pesquisa “Respeitável público: uma reflexão sobre a relação entre o teatro de grupo paulistano e o público não especializado”, desenvolvida durante o Mestrado em Estudos Culturais na EACH/USP e exposta no IV Simpósio Internacional de Cultura e Comunicação na América Latina do CELACC/USP. O autor propõe que o contato com o público deve se tornar preocupação e responsabilidade prioritárias entre aqueles que oferecem atividades ou bens culturais –  produtores, artistas, difusores e pesquisadores, para que a ação cultural tenha reais condições de, ao mesmo tempo, promover o sustento digno de seus profissionais e conquistar relevância e sentido social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vítor Silva Freire, Universidade de São Paulo (USP)

    Bacharel em Artes Cênicas pela ECA/USP. Mestrando em Estudos Culturais pela EACH/USP. Especialista em Gestão Cultural pelo SENAC/SP. Ator-criador e produtor teatral, fundador da Cia. Ruído Rosa. Professor de Gestão Empreendedora em Arte e Cultura do curso Técnico em Teatro do SENAC/SP.

Referências

Downloads

Publicado

2019-10-17

Edição

Seção

GT1 - Produção, circulação e fruição de bens culturais

Como Citar

Silva Freire, V. (2019). O porquê do respeitável público: o espectador na sustentabilidade teatral. Revista Extraprensa, 12, 113-135. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153427