Permane (sendo) na cidade: valores, atores e ações de permacultura no Município de São Paulo

Autores

  • Bárbara Machado Mazzetti Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153459

Palavras-chave:

Permacultura., Meio Urbano., Valores., Identidade., Município de São Paulo.

Resumo

Fruto da junção dos ideais e da contração das palavras “agricultura” e “permanência”, a Permacultura é uma filosofia que consiste em um conjunto de princípios de design para a “criação permacultural do espaço”. A pesquisa objetivou verificar como ocorre e é praticada a Permacultura, enquanto cultura alternativa – e, no caso, urbana – pelas organizações e grupos presentes e atuantes no Município de São Paulo. Um mapa online interativo com dados das 38 organizações e grupos de Permacultura encontradas no Município foi elaborado e 6 entrevistas semi estruturadas abertas foram realizadas. A ocorrência de um fenômeno sociocultural de contracultura foi confirmada, baseando-se em valores compartilhados e traços de identidade cultural que se convergem, fortalecem e promovem vínculos entre atores, espaço público e práticas ecológicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bárbara Machado Mazzetti, Universidade de São Paulo (USP)

    Bárbara Machado Mazzetti é Bacharel em Lazer e Turismo e Mestre em Estudos Culturais pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – EACH USP. É pesquisadora nas áreas de Lazer, Turismo, Estudos Culturais, Identidades, Permacultura, Dança e Produção Cultural.

Referências

Downloads

Publicado

2019-10-17

Como Citar

Mazzetti, B. M. (2019). Permane (sendo) na cidade: valores, atores e ações de permacultura no Município de São Paulo. Revista Extraprensa, 12, 574-595. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153459