Estado, habitação e autogestão

Autores

  • Guilherme Costa da Costa Meyer Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153494

Palavras-chave:

Urbanização., Movimentos sociais., Autogestão, Habitação, Políticas públicas.

Resumo

Os objetivos desse trabalho são: 1) abordar as relações entre as transformações do capitalismo contemporâneo e a produção do espaço urbano; 2) refletir sobre o papel do Estado na produção de habitação de interesse social no Brasil; 3) problematizar as experiências de alguns movimentos sociais latino-americanos que propõem a autogestão das moradias. A investigação foi organizada em duas etapas: 1) revisão bibliográfica: urbanização e habitação; 2) pesquisa sobre movimentos sociais que defendem o direito à cidade e moradia. Os movimentos de moradia exercem um papel pedagógico para o conjunto da sociedade ao evidenciarem a necessidade de experimentação prática de outra forma de reprodução da vida social. Contudo, os programas de habitação autogestionários ainda são uma política pública residual e de pouca visibilidade.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Guilherme Costa da Costa Meyer, Universidade de São Paulo (USP)

    Gestor Ambiental (EACH/USP), mestrando do Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política (EACH/USP) e membro do grupo de pesquisa Pesquisas Interdisciplinares em Humanidades (EACH/USP).

Referências

Downloads

Publicado

2019-10-17

Edição

Seção

GT4 - Metodologia participativa e pesquisas sobre movimentos sociais

Como Citar

Meyer, G. C. da C. (2019). Estado, habitação e autogestão. Revista Extraprensa, 12, 725-743. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153494