Periferia que transforma: a cultura de sujeitas/os periféricas/os

Autores

  • Brenda Barbosa da Silva Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.158326

Palavras-chave:

Periferia, Sistema Cultural, Oralidade, Sujeitos Periféricos

Resumo

Neste artigo recupero elementos do fenômeno urbano periferia para (re)conhecermos a atuação de sujeitas/os periféricas/os na realização de algumas práticas artísticas e que também são recursos políticos e informacionais que geram processos de mudanças sociais ao ressignificar o território periferia.  Para isso conheceremos periferia nas pesquisas acadêmicas, o contexto que antecede as periferias e seu surgimento na cidade de São Paulo, a proposição de periferia como sistema cultural, a força da voz e da escuta em práticas culturais periféricas, bem como seu a possibilidade contra-hegemônico dessas práticas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Brenda Barbosa da Silva, Universidade de São Paulo (USP)

    Assistente Social, Educadora Popular e mestranda nos Programas de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política (USP) e em Serviço Social e Políticas Sociais (UNIFESP). Atua enfrentamento de expressões da questão social por meio da força do lugar e também da arte.

Referências

Downloads

Publicado

2019-10-17

Como Citar

Silva, B. B. da. (2019). Periferia que transforma: a cultura de sujeitas/os periféricas/os. Revista Extraprensa, 12, 672-695. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.158326