O posicionamento do Facebook para a promoção dos Direitos Humanos
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.163267Palavras-chave:
Organizações, Internet, Comunicação, Cultura de Paz, Direitos HumanosResumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre o posicionamento estratégico on-line das organizações perante a promoção dos direitos humanos por meio da cultura de paz. Para tanto, tem como objeto de estudo a fanpage oficial do Facebook no Brasil. Como metodologia, utilizou-se pesquisa bibliográfica, buscando aprofundamentos em temáticas relacionadas à comunicação das organizações, cultura de paz e direitos humanos. Além disso, foi realizada uma análise quantitativa e qualitativa da fanpage, de setembro de 2017 a fevereiro de 2018 e de janeiro a junho de 2019, permitindo a produção de um estudo comparativo, a partir de categorias pautadas em indicadores da cultura de paz e de direitos humanos. Verificou-se que os posicionamentos organizacionais possibilitam uma via promissora para a promoção dos direitos humanos.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Ana Luisa de Castro; SOUZA, Mariana Mayumi Pereira de. A construção de sentido do discurso organizacional e o papel das mídias sociais. In: MARCHIORI, Marlene (org.). Contexto organizacional midiatizado. São Caetano do Sul: Difusão, 2014.
ANDRELO, Roseane et al. Educación para los medios e interculturalidad: una experiencia de enseñanza-aprendizaje para la lectura crítica de los medios. Razón y Palabra, Quito, n. 94, p. 1.151-1.165, 2016.
CARDOSO, Clodoaldo Meneguello. Direitos humanos na universidade: construindo diálogos entre a ciência e a ética. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 1, n. 1, p. 7-14, dez. 2013.
ERNESTO Anasarias; BERLINER, Peter. Human rights and peacebuilding. In: DE RIVERA, Joseph (ed.). Handbook on building cultures of peace. New York: Springer Science & Business Media, 2008. p. 181-195.
JENKINS, Henry; GREEN, Joshua; FORD, Sam. Cultura da conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Comunicação organizacional: contextos, paradigmas e abrangência conceitual. Matrizes, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 35-61, jul./dez. 2014. Disponível em: http://bit.ly/2PbwGHL. Acesso em: 15 maio 2019.
LIMA, Fábia Pereira; OLIVEIRA, Ivone de Lourdes. O discurso e a construção de sentido no contexto organizacional midiatizado. In: MARCHIORI, Marlene (org.). Contexto organizacional midiatizado. São Caetano do Sul: Difusão, 2014.
MARCHIORI, Marlene. Cultura e comunicação organizacional: um olhar estratégico sobre a organização. 2. ed. São Caetano do Sul: Difusão, 2008.
MARTÍNEZ-GUZMÁN, Vicent; COMINS-MINGOL, Irene; ALBERT, Sonia París. La nueva agenda de la filosofía para el siglo XXI: los estudios para la paz. Convergencia: Revista de Ciencias Sociales, Toluca, v. 16, p. 91-114, 2009.
MILANI, Feizi Masrour; JESUS, Rita de Cássia Dias. Cultura de paz: estratégias, mapas e bússolas. Salvador: Inpaz, 2003.
NOS ALDÁS, Eloísa; SEGUÍ-COSME, Salvador; RIVAS MACHOTA, Ana María. Comunicación y construcción de paz. Barcelona: Icaria Editorial, 2008.
OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; PAULA, Maria Aparecida. Interações na contemporaneidade e mudanças paradigmáticas: organização, comunicação e estratégias. Revista del Foro Iberoamericano sobre Estrategias de Comunicación, Buenos Aires, ano 5, n. 14, p. 3151, 2010.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaration and Programme of Action on a Culture of Peace. New York, 1999. Disponível em: http://bit.ly/38rjrdu. Acesso em: 15 set. 2019.
PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos: desafios da ordem internacional contemporânea. Direitos Humanos, [S. l.], v. 1, p. 15-37, 2006.
PIRES, Teresinha Maria de Carvalho Cruz. Organização e visibilidade político-midiática: considerações preliminares. In: OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; SOARES, Ana Thereza Nogueira (org.). Interfaces e tendências da comunicação no contexto das organizações. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2008.
PUREZA, José Manuel. Estudos sobre a paz e cultura da paz. Nação e Defesa, Lisboa, n. 95-96, p. 33-42, outono/inverno 2000.
SROUR, Robert Henry. Poder, cultura e ética nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2012.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.