O posicionamento do Facebook para a promoção dos Direitos Humanos

Autores

  • Alana Carolina Gomes Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Renata Calonego Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Roseane Andrelo Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.163267

Palavras-chave:

Organizações, Internet, Comunicação, Cultura de Paz, Direitos Humanos

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre o posicionamento estratégico on-line das organizações perante a promoção dos direitos humanos por meio da cultura de paz. Para tanto, tem como objeto de estudo a fanpage oficial do Facebook no Brasil. Como metodologia, utilizou-se pesquisa bibliográfica, buscando aprofundamentos em temáticas relacionadas à comunicação das organizações, cultura de paz e direitos humanos. Além disso, foi realizada uma análise quantitativa e qualitativa da fanpage, de setembro de 2017 a fevereiro de 2018 e de janeiro a junho de 2019, permitindo a produção de um estudo comparativo, a partir de categorias pautadas em indicadores da cultura de paz e de direitos humanos. Verificou-se que os posicionamentos organizacionais possibilitam uma via promissora para a promoção dos direitos humanos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alana Carolina Gomes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

    Mestra em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e graduada em Comunicação Social – Relações Públicas, também pela Unesp. Áreas de atuação: comunicação intercultural, comunicação organizacional e diferenças culturais no ambiente de trabalho.

  • Renata Calonego, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

    Doutoranda em Comunicação no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp de Bauru. Mestra em Comunicação com ênfase em Comunicação Midiática (2018) e graduada em Relações Públicas (2016) pela mesma instituição.

  • Roseane Andrelo, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

    Graduada em Jornalismo, mestre em Comunicação e doutora em Educação Escolar pela Unesp. Professora da graduação e do Programa de Pós- Graduação em Comunicação da Unesp. É autora do livro As relações públicas e a educação corporativa: uma interface possível.

Referências

ALMEIDA, Ana Luisa de Castro; SOUZA, Mariana Mayumi Pereira de. A construção de sentido do discurso organizacional e o papel das mídias sociais. In: MARCHIORI, Marlene (org.). Contexto organizacional midiatizado. São Caetano do Sul: Difusão, 2014.

ANDRELO, Roseane et al. Educación para los medios e interculturalidad: una experiencia de enseñanza-aprendizaje para la lectura crítica de los medios. Razón y Palabra, Quito, n. 94, p. 1.151-1.165, 2016.

CARDOSO, Clodoaldo Meneguello. Direitos humanos na universidade: construindo diálogos entre a ciência e a ética. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 1, n. 1, p. 7-14, dez. 2013.

ERNESTO Anasarias; BERLINER, Peter. Human rights and peacebuilding. In: DE RIVERA, Joseph (ed.). Handbook on building cultures of peace. New York: Springer Science & Business Media, 2008. p. 181-195.

JENKINS, Henry; GREEN, Joshua; FORD, Sam. Cultura da conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Comunicação organizacional: contextos, paradigmas e abrangência conceitual. Matrizes, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 35-61, jul./dez. 2014. Disponível em: http://bit.ly/2PbwGHL. Acesso em: 15 maio 2019.

LIMA, Fábia Pereira; OLIVEIRA, Ivone de Lourdes. O discurso e a construção de sentido no contexto organizacional midiatizado. In: MARCHIORI, Marlene (org.). Contexto organizacional midiatizado. São Caetano do Sul: Difusão, 2014.

MARCHIORI, Marlene. Cultura e comunicação organizacional: um olhar estratégico sobre a organização. 2. ed. São Caetano do Sul: Difusão, 2008.

MARTÍNEZ-GUZMÁN, Vicent; COMINS-MINGOL, Irene; ALBERT, Sonia París. La nueva agenda de la filosofía para el siglo XXI: los estudios para la paz. Convergencia: Revista de Ciencias Sociales, Toluca, v. 16, p. 91-114, 2009.

MILANI, Feizi Masrour; JESUS, Rita de Cássia Dias. Cultura de paz: estratégias, mapas e bússolas. Salvador: Inpaz, 2003.

NOS ALDÁS, Eloísa; SEGUÍ-COSME, Salvador; RIVAS MACHOTA, Ana María. Comunicación y construcción de paz. Barcelona: Icaria Editorial, 2008.

OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; PAULA, Maria Aparecida. Interações na contemporaneidade e mudanças paradigmáticas: organização, comunicação e estratégias. Revista del Foro Iberoamericano sobre Estrategias de Comunicación, Buenos Aires, ano 5, n. 14, p. 3151, 2010.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaration and Programme of Action on a Culture of Peace. New York, 1999. Disponível em: http://bit.ly/38rjrdu. Acesso em: 15 set. 2019.

PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos: desafios da ordem internacional contemporânea. Direitos Humanos, [S. l.], v. 1, p. 15-37, 2006.

PIRES, Teresinha Maria de Carvalho Cruz. Organização e visibilidade político-midiática: considerações preliminares. In: OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; SOARES, Ana Thereza Nogueira (org.). Interfaces e tendências da comunicação no contexto das organizações. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2008.

PUREZA, José Manuel. Estudos sobre a paz e cultura da paz. Nação e Defesa, Lisboa, n. 95-96, p. 33-42, outono/inverno 2000.

SROUR, Robert Henry. Poder, cultura e ética nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2012.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Gomes, A. C., Calonego, R., & Andrelo, R. (2019). O posicionamento do Facebook para a promoção dos Direitos Humanos. Revista Extraprensa, 13(1), 56-74. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.163267