A Fantasia de Carnaval: um ensaio a partir de Hegel e Freud
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.173536Palavras-chave:
Hegel, Fantasia, Freud, Tabu, PoesiaResumo
Neste ensaio, busco explorar a ideia de “fantasia” a partir do carnaval, relacionando os sentidos concreto e abstrato, real e ideal do conceito. Para tanto, exploro a noção de fantasia na filosofia da arte de Hegel enquanto princípio criativo na poesia, além de relacionar a ideia de manifestação concreta da fantasia com o tabu em Freud, a partir da obra Totem e Tabu. A fantasia de carnaval pode ser considerada, com base em Hegel, como o princípio poético do carnaval, enquanto o conjunto expresso por essa fantasia pode ser considerado uma criação poética.
Downloads
Referências
AMALRIC, David. O Carnaval à beira da política: Paradoxos filosóficos e marcos históricos. In: SILVEIRA, Ronie Alexsandro Teles da (org.) O carnaval e a filosofia. Porto Alegre: Fi, 2016. p. 33-62. E-book. Disponível em: https://bit.ly/2VVBX90. Acesso em: 8 dez. 12020.
ARISTÓTELES. De Anima. Tradução e notas de Maria Cecília Gomes dos Reis. São Paulo: Editora 34, 2006.
FANTASIA DE IMPERADOR. Folha de São Paulo, São Paulo, 29 nov. 2019. O que a Folha Pensa. Disponível em: https://folha.com/7lt3yk1q. Acesso em: 30 nov. 2019.
FREUD, Sigmund. Totem e Tabu. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Penguin Classics/Companhia das Letras, 2013.
FREUD, Sigmund. Totem und Tabu. In: Kulturtheoretische Schriften. Frankfurt am Main: S. Fischer Verlag, 1974.
GONÇALVES, Marcia. Tempo Poético e Tempo Prosaico. Revista Eletrônica Estudos Hegelianos, Recife, 14, nº 23, 2017. Disponível em: https://bit.ly/2K1HlEI. Acesso em: 8 dez. 2020.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Cursos de estética. Volumes I-IV. Tradução de Marco Aurélio Werle e Oliver Tolle. São Paulo: EDUSP, 2000-2004.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Enciclopédia das ciências filosóficas em compêndio: 1830. 3 volumes. Tradução de José Machado e Paulo Meneses. São Paulo: Loyola, 1997.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Glauben und Wissen oder Reflexionsphilosophie der Subjektivität in der Vollständigkeit ihrer Formen als Kantische, Jacobische und Fichtesche Philosophie. In: HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Werke 2: Jenaer Schriften: 1801-1807. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1990a.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Werke 3: Phänomenologie des Geistes. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1989a.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Werke 6: Wissenschaft der Logik II. Frankfurt am Main: Surkhamp, 1990b.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Werke 8: Enzyklopädie der philosophischen Wissenschaften I. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1986a.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Werke 10: Enzyklopädie der philosophischen Wissenschaften III. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1986b.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Werke 13: Vorlesung über die Ästhetik I. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1989b.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Werke 14: Vorlesung über die Ästhetik II. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1990c.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Werke 15: Vorlesung über die Ästhetik III. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1990d.
KANT, Immanuel. Kritik der Urteilskraft. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2017.
KUHN, Thomas Samuel. A estrutura das revoluções científicas. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 1991.
LYOTARD, Jean Francois. The postmodern condition. Translated by Geoff Bennington and Brian Massumi. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1984.
WERLE, Marco Aurélio. A poesia na estética de Hegel. São Paulo: Humanitas/FAPESP, 2007.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. Tradução de José Carlos Bruni. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Coleção Os pensadores)
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Adriano Bueno Kurle

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.