Negros saberes em festa: Ilê Aiyê e Olodum e suas (trans)formações

Autores

  • Jusciele Conceição Almeida de Oliveira Universidade do Algarve
  • Simone de Jesus Santos Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.173597

Palavras-chave:

Ilê Aiyê, Olodum, Educação, Relações étnicas e raciais, Afro-brasileiros(as)

Resumo

Este artigo discute sobre blocos afros do Carnaval de Salvador e seus contributos para a Educação e Relações Étnico-raciais, com ênfase na valorização positiva de sujeitos afro-brasileiros, em especial, Ilê Aiyê e Olodum. Consideramos, para tanto, históricas violências provenientes do racismo direcionado a negras e negros, no contexto brasileiro, geradoras da necessidade de se reiterar discursos contrários a tal situação. A partir de produções contemporâneas sobre o tema, realizamos pesquisa bibliográfica e análise das informações coletadas, com base em fundamentação teórica e crítica, em diálogo com o assunto em foco. O percurso metodológico adotado possibilitou o entendimento de representação de culturas negras no carnaval, educação para relações étnicas e raciais em instituições próprias, produções musicais negras e produções de materiais didáticos para afirmação de identidades negras como contributos do Ilê Aiyê e Olodum no que tange à educação e relações étnicas e raciais.

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Biografia do Autor

  • Jusciele Conceição Almeida de Oliveira, Universidade do Algarve

    Bacharel em Letras pela Universidade Federal da Bahia-UFBA (2006). Tem especialização em Metodologia do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileiras e Docência do Ensino Superior (2010). É mestre em Literatura e Cultura, pela UFBA (2013), e Doutora pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve CIAC/UAlg, em Portugal (2018).

  • Simone de Jesus Santos, Universidade Federal da Bahia

    Doutora em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), tem mestrado e graduação pela mesma instituição. Para além da experiência na pesquisa científica, atua na educação básica, no ensino superior e na formação inicial e continuada de docentes.

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Publicado

2020-12-12

Como Citar

Oliveira, J. C. A. de, & Santos, S. de J. (2020). Negros saberes em festa: Ilê Aiyê e Olodum e suas (trans)formações . Revista Extraprensa, 14(1), 295-312. https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.173597