Uma análise comparativa do carnaval de Salvador e do “Pequeno Brasil”- Quelimane
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.173606Palavras-chave:
Carnaval, Salvador, Brasil, Quelimane, Moçambique, ÁfricaResumo
O presente artigo pretende comparar o Carnaval de Salvador com o carnaval da cidade de Quelimane, capital da Zambézia, em Moçambique, que ao decorrer do tempo ganhou visibilidade devido às características brasileiras como o carro alegórico, músicas, desfiles, máscaras e principalmente os protestos para com as falhas do governo, entre outros assuntos. Entretanto, é importante ressaltar que ambos os países foram colonizados por Portugal, dessa forma compreendemos que o carnaval não tem apenas a sua origem europeia, cujos festejos eram celebrados em clubes fechados, salões, mas que no decorrer do tempo se tornou uma manifestação popular. E, em África, também se notabilizaram as festas pagãs de carnaval.
Downloads
Referências
BIASIN, Olívia. Olhares estrangeiros: impressões dos viajantes acerca da Bahia no transcurso dos oitocentos. In: MOURA, M. (org.). A larga barra da baía: essa província no contexto do mundo. Salvador: EDUFBA, 2011. p. 18-55.
CACHAT, Séverine. Ilha de Moçambique: uma herança ambígua. Maputo: Alcance, 2018.
FRANÇA, Camila. Afoxés: por diferentes pontos de vistas, os primeiros passos. Soteropreta, Salvador, 11 jan. 2017. Disponível em: https://bit.ly/3aCXM3S. Acesso em: 5 fev. 2020.
FREYRE, G. Sobrados e Mocambos. 3. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1961.
GASPAR, Lúcia. Entrudo. In: FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO. Pesquisa escolar. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2012. Disponível em: https://bit.ly/36HR9w0. Acesso em: 2 fev. 2020.
JORNAL DE NOTICIAS. Salvador: [s. n.], 1901.
MONDLANE, Eduardo Chivambo. Lutar por Moçambique. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1977.
Reis, João José. Rebelião escrava no Brasil: a história do levante dos malês em 1835. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
RODRIGUES, Raymundo Nina. Os africanos no Brasil. 5. ed. Revisão e prefácio de Homero Pires. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1977.
ROSÁRIO, Carmeliza Soares da Costa. Donas da cidade: navegando arquivo de factos e fantasia na memória das donas de Quelimane. Museologia & Interdisciplinaridade, Brasília, DF, v. 6, n. 11, p. 54-66, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3pSRdR6. Acesso em: 3 fev. 2020.
SILVA, Flora Pereira da Silva. O Baile de Máscaras e o enterro do Carnaval. [S. l.: s. n.], [2012] Disponível em: http://www.afreaka.com.br/o-baile-de-mascaras-e-o-enterro-do-carnaval. Acesso em: 4 fev. 2020.
VIEIRA, Naiara da Cunha. A gestão da festa: um estudo sobre o poder público municipal e a organização do Carnaval de Salvador. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009. Disponível em: https://bit.ly/3rJswXQ. Acesso em: 10 fev. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Elielba Nascimento Reis, Jorge Ferrão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.