As narrativas digitais dos movimentos negros femininos e étnicos raciais no combate a matriz colonial de poder

Autores

  • Lúcia Maria de Souza Félix Universidade do Vale do Paraiba
  • Fabiana Félix do Amaral e Silva Universidade do Vale do Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.194072

Palavras-chave:

Movimentos negros, Matriz colonial de poder, Racismo estrutural, Redes sociais, Resistência

Resumo

A Matriz Colonial de Poder (MCP), foi uma das estratégias utilizadas para escravizar os africanos nas Américas. Por exemplo, no Brasil, que foram escravizados, onde efetivaram o racismo estrutural (Almeida, 2020). Por isso, a população negra brasileira, travou uma batalha permanente na sua trajetória de lutas e resistências, (Gomes, 2011) para conquistar a sua participação democrática no país, utilizando-se no início do século XXI, a educação popular, como uma das alternativas para  denunciar nos territórios físicos das cidades, dos quatro domínios proposto por (Quijano, 1997), no entanto, com a pandemia no Brasil em (março/2019), as denúncias se ampliaram nas redes sociais. Este trabalho, partiu de um levantamento bibliográfico e da netnografia (Kozinets, 1996), onde mapeou as ações de educação popular no (facebook) dos movimentos sociais negros de São José dos Campos - SP, no período de 2019 a 2021, que combatem ao racismo estrutural praticado no país.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lúcia Maria de Souza Félix, Universidade do Vale do Paraiba

    Graduada em Ciências Sociais - Faculdades Integradas de São José dos Campos (1986) .
    Professora do Ensino Fundamental - Anos finais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase
    em Ensino-Aprendizagem, graduanda do Curso Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do
    Vale do Paraíba.

  • Fabiana Félix do Amaral e Silva, Universidade do Vale do Paraíba

    Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999) e
    Mestrado (2006) e Doutorado (2011) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo.
    Pós-doutora no Programa de Mudança Social e Participação Política da EACH-USP. Pós-doutora
    do PLUR-UNIVAP. Atualmente é Professora e Pesquisadora do Programa em Planeamento
    Urbano e Regional - PLUR-UNIVAP, nos cursos de Mestrado e Doutorado. Pesquisadora e professora
    colaboradora do Centro de Estudos Latino - Americanos sobre Cultura e Comunicação - CELACC/ECA-
    USP.

Referências

ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2020.

CARNEIRO, Sueli. “Enegrecer o feminismo: a situação da mulher negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero” in Racismos Contemporâneos, org: Ashsoka /Takano Ed, Cidadania, Rio de Janeiro, 2003.

DOMINGUES, Petrônio. Frentenegrinas: notas de um capítulo da participação feminina na história da luta anti-racista no Brasil. Cadernos Pagu (28), p. 345- 374.janeiro-junho de 2007.

FANON, Frantz. Racismo e cultura. In: Defesa da Revolução africana. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1969.

GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, [S.l.], v. 27, n. 1, abr. 2011. ISSN 2447-4193. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/19971>. Acesso em: 01 abr. 2021. doi: https://doi.org/10.21573/vol27n12011.19971.

GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, pp. 98-109, Jan/Abr 2012.

GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial. Por um projeto educativo emancipatório. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 2, n. 2-3, p. 95-108, jan./dez. 2008. Disponível em:

GONCALVES, Luiz Alberto de Oliveira. Os movimentos negros no Brasil: construindo atores sociopolíticos. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n.09, p. 30-50, dez. 1998. Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781998000300004&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 03 jan. 2022.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA). Atlas da Violência 2021. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/arquivos/artigos/1375-atlasdaviolencia2021completo.pdf. Acesso em: 09.10.2021.

MIGNOLO, Walter D. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Tradução de Marco Oliveira (PUC-RJ). Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 32, nº 94, p. 02-18, junho de 2017.

MUNANGA. Kabengele. Negritude usos e sentidos. Editora Autêntica. 2009.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei nº 11.645, de 10 março de 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007 2010/2008/lei/l11645.htm Acesso em 09.10.2021.

SANTOS, Diego Junior da Silva et al. Raça versus etnia: diferenciar para melhor aplicar. Dental Press J. Orthod., Maringá, v. 15, n. 3, p. 121-124, June 2010. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-94512010000300015&lng=en&nrm=iso>. access on 21 Apr. 2021. https://doi.org/10.1590/S2176-94512010000300015.

SANTOS. Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2006.

SILVA, Suelen de Aguiar. Netnografia aplicada aos processos de comunicação comunitária: Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará Volume 6. Número 2. Ano 2015. Páginas 35-55.

STREK, Danilo Romeu. A pesquisa em educação popular e a educação básica. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 8, n. 1, p. 111-132, jan./jun. 2013.

Vista no site

AFRONORTE.

https://www.facebook.com/pages/category/Art/AfroNorte-785873848272294/.Último acesso 24.08.2021.

COLETIVO IYALODÊ.

https://www.facebook.com/coletivoiyalode/ Último acesso 23.08.2021.

CONEN. Coordenação Nacional de Entidades Negras do Vale do Paraíba e Região. https://m.facebook.com/conenvale/?locale2=pt_BR&__nodl&ref=external%3Awww.google.com&_rdr. Último acesso 24.08.2021.

FRENTE PRETA SJC

https://www.facebook.com/frentepretasjc/. Último acesso 12.08.2021.

MUITASSJC

https://www.facebook.com/muitassjc/. Último acesso 12.08.2021.

PONTO DE CULTURA MISTURA DA RAÇA.

https://www.facebook.com/pontodeculturajongomisturadaraca/. Último acesso 26.08.2021.

QUILOMBELAS. Núcleo de mulheres negras de São José dos Campos https://www.facebook.com/Quilombelas-N%C3%BAcleo-de-Mulheres-Negras-de-SJC-2283964275210829/.

Downloads

Publicado

2022-05-31

Como Citar

Félix, L. M. de S., & Amaral e Silva, F. F. do . (2022). As narrativas digitais dos movimentos negros femininos e étnicos raciais no combate a matriz colonial de poder. Revista Extraprensa, 15(Especial), 867-884. https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.194072