Aquilombamento poético na encruzilhada do saber
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.194393Palavras-chave:
Grupo Clariô de Teatro, Aquilombamento, Encruzilhada do saber, Teatro periférico, Teatro negroResumo
Partindo de um posicionamento que traz um sentido ético-político emancipatório da existência humana, direciono uma interpretação sobre identidade brasileira ancorada aos movimentos anticapitalista, antirracista e antisexista, presente na poética do espetáculo Severina da Morte a Vida (2015) encenada pelo Grupo Clariô de Teatro. Coletivo este que se identifica na encruzilhada de um teatro negro, periférico, feminista e popular, e assim, evidentemente, se contrapõe a um teatro dito “brasileiro”, mas que em sua natureza carrega um valor colonial e imperial camuflado de universal, que vira às costas para a America Latina e ignora a representatividade negra de mais de metade da população. Portanto, é legítima a necessidade de clarificar a cultura de uma cena em sombras, através de uma perspectiva humanitária de aquilombamento social.
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