Pandemia, comunicação digital e territorialidades: ações de enfrentamento

Autores

  • Breno da Silva Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Departamento de Comunicação Social
  • Ana Gretel Echazú Böschemeier Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Departamento de Antropologia
  • Raquel Assunção Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de Pós- Graduação em Estudos da Mídia

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.194415

Palavras-chave:

Territorialidades, Interseccionalidade, Descolonização dos saberes, Comunicação digital, Covid-19

Resumo

O artigo reflete sobre o papel e a contribuição da comunicação para repensar a dinâmica da saúde e do bem viver de comunidades e movimentos sociais em situação de vulnerabilidade, participantes da pesquisa “Boas Práticas de Enfrentamento à COVID-19 em Comunidades e Territórios do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará” (CNPq, início: agosto/2020). Estruturada na articulação da antropologia descolonizadora com a saúde coletiva, a pesquisa adota a metodologia aberta e a netnografia no diálogo com lideranças. Revelam-se tensões, discussões éticas, estratégias de fortalecimento coletivo e atenção à permanente busca pelo acesso e promoção aos direitos humanos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Breno da Silva Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Departamento de Comunicação Social

    Publicitário e antropólogo. Professor do Departamento de Comunicação Social (DECOM/
    UFRN). Coordenador adjunto do Boas Práticas de Enfrentamento à COVID-19/CNPq. Integra o
    grupo de pesquisa Observatório de Tendências em Publicidade (OBTEP).

  • Ana Gretel Echazú Böschemeier, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Departamento de Antropologia

    Feminista, mãe, pesquisadora, tradutora. Professora na UFRN no Departamento de Antropologia (DAN) e na Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS/UFRN). Coordena o Boas Práticas de Enfrentamento à COVID-19/CNPq.

  • Raquel Assunção Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de Pós- Graduação em Estudos da Mídia

    Publicitária e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN). Bolsista no Projeto de Pesquisa Boas Práticas de Enfrentamento à COVID-19/CNPq. Integra o Observatório de Tendências em Publicidade (OBTEP).

     

Referências

BEIGUELMAN, Giselle. Coronavida: pandemia, cidade e cultura urbana. São Paulo: ECidade, 2020. 46 p.

CARVALHO, José Jorge de. Encontro de saberes: por uma refundação étnica, racial e epistêmica das universidades brasileiras. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGEL, Ramón. Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. p. 79-106.

COMISIÓN INTERAMERICANA DE DERECHOS HUMANOS. Pandemia y derechos humanos en las Américas. Organización de Estados Americanos (OEA), Resolución, n. 1, 10 abr. 2020. Disponível em: https://www. oas.org/es/cidh/decisiones/pdf/Resolucion-1- 20-es.pdf. Acesso em: 13 mar. 2021.

COSTA, João Roberto Vieira. Comunicação de interesse público: ideias que movem pessoas e fazem um mundo melhor. Rio de Janeiro: Jaboticaba, 2006. 160 p.

COSTA, Marcela. Narrativas transmidiáticas como estratégias publicitárias. Cadernos de Comunicação, v. 17, n. 18, jan./jun. 2013. p. 211-240. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/10897 Acesso em: 13 out. 2021.

CRENSHAW Kimberle. Mapping the margins: intersectionality, identity politics and violence against women of color. Stanford Law Review, v. 43, n. 6, 1991, p. 1241-1299. doi: https://doi.org/10.2307/1229039. Acesso em: 13 mar. 2021.

DECLARAÇÃO Universal de Direitos Humanos, de 10 de dezembro de 1948. (1948) Assembleia Geral das Nações Unidas, 10 dez. 1948. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos Acesso em: 05 mai. 2021.

ECSA – European Citizen Science Association. (2015). Ten principles of citizen science. Berlim. http://doi.org/10.17605/OSF.IO/XPR2N

MONCAYO, Víctor Manuel. (Org.) Orlando Fals Borda, una sociología sentipensante para América Latina. México: Siglo XXI Editores; Buenos Aires: CLACSO, 2015.

FEUERWERKER, Laura C. M. Educação na saúde: educação dos profissionais de saúde – um campo de saber e de práticas sociais em construção. Revista Brasileira de Educação Médica, [online], v. 31, n.1, 2007. p.3-4.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 166 p.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

KAPLÚN, Mario. El comunicador popular. Quito: CIESPAL, 1985. 71 p.

KNOX, Winifred, MOURA, Joana Tereza V. Saberes dialógicos: intervenções universitárias na Vila de Ponta Negra. Natal: EDUFRN, 2020. 195 p.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

KOZINETS, Robert. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014. 199 p.

LAGORIO, Consuelo. Textualidade, imagem e mestiçagem na crônica de Guamán Poma. Gragoatá, Niterói, n. 22, p. 235-252, 1. sem. 2007. Disponível em: https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33204. Acesso em: 20 out. 2021.

LEMOS, André. A tecnologia é um vírus: pandemia e cultura digital. Porto Alegre: Sulina, 2021. 150 p.

MAIGRET, Éric. Sociologia da comunicação e das mídias. São Paulo: Senac São Paulo, 2010. 466 p.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. Arte & Ensaios – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – EBA/UFRJ, Rio de Janeiro, n. 32, dez. 2016. p. 123-151.

MINAYO, M. C. S. Contribuições da antropologia para pensar a saúde. In: CAMPOS, Gastão W. S. et al (org.). Tratado de saúde coletiva. São Paulo: Hucitec, 2009. p. 189-218.

OLIVEIRA, Rodrigo C.; CHRISTINO, Daniel; MACHADO JÚNIOR, Eliseu V. (orgs.). Covid-19 e a comunicação. Goiânia: Cegraf UFG, 2021.

ORTIZ OCAÑA, Alexander; ARIAS LOPEZ, María I. Hacer decolonial: desobedecer a la metodología de investigación. Hallazgos, v. 16, n. 31, 2019. p. 147-166.

PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. (orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2010, p. 17-31.

PEREZ, Clotilde. Signos da marca: expressividade e sensorialidade. São Paulo: Cengage Learning, 2016.

PNAD Contínua TIC. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação. Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2019. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2021. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101794_informativo.pdf. Acesso em: 12 jan. 2022.

PORTARIA CNPq no 500, de 07 de maio de 2021. (2021). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 07 mai. 2021. Disponível em: https://portal.in.gov.br/web/dou/-/portariacnpq-n-500-de-7-de-maio-de-2021-319014266 Acesso em: 13 jun. 2021.

SOUSA SANTOS, Boaventura. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia dos saberes. In: SOUSA SANTOS, Boaventura; MENESES, Maria Paula (eds.). In: Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010. p. 31-83.

STENGERS, Isabelle. Uma ciência triste é aquela em que não se dança. Conversações com Isabelle Stengers. Revista de Antropologia, v. 59, n. 2, 2016. p. 155-186. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/121937. Acesso em: 15 dez. 2021.

TIC Domicílios 2020. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: edição COVID-19 – metodologia adaptada. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. Disponível em: https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes 2/20211124201233/tic_domicilios_2020_livro_eletronico.pdf. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2021. Acesso em: 22 jan. 2022.

VASCONCELOS, Eymard M. Educação popular: instrumento de gestão participativa dos serviços de saúde. Caderno de Educação Popular e Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Ministério da Saúde: Brasília-DF, 2007. p. 18-29.

ZANETTI, Daniela; REIS, Ruth; ANTOLINI, Marialina (Org). Minorias midiatizadas: gêneros, etnias e territórios. Pelotas: Ed. UFPel, 2021.

Downloads

Publicado

2022-05-31

Como Citar

Carvalho, B. da S., Böschemeier, A. G. E., & Oliveira, R. A. (2022). Pandemia, comunicação digital e territorialidades: ações de enfrentamento. Revista Extraprensa, 15(Especial), 405-419. https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.194415