Brasileiros no Chile: o funcionamento do ‘mercado da saudade’ via redes sociais virtuais transnacionais
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.199885Palavras-chave:
Brasileiros no Chile, Transnacionalismo, Webdiáspora, Redes migratórias, Mercado da saudadeResumo
O objetivo deste trabalho é investigar as formas de utilização das redes sociais virtuais por brasileiros estabelecidos no Chile, no que se refere às articulações e interações desses emigrantes na movimentação de “negócios étnicos”, grosso modo, empreendimentos de renda financeira criados por e para migrantes no país de destino. Como recursos teórico-metodológicos, nos baseamos nos conceitos de transnacionalismo, redes migratórias e webdiáspora, e realizamos uma análise de conteúdo, de abordagem qualitativa, sobre um corpus constituído de cinco páginas de diferentes grupos voltados para brasileiros no Chile presentes no Facebook, que reúnem 81.998 membros. Entre os principais resultados, destacamos que, ao recorrer a elementos identitários do Brasil, evocam-se hábitos, costumes e tradições vivenciadas pelos membros do grupo no país de origem, que acabam por gerar participação e despertar sentimentos de pertencimento, nostalgia e memórias, reforçando a ideia de “mercado da saudade” alinhado à proposta de “economia criativa”.
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