TV online no Brasil: estratégias dos serviços de distribuição da Globo

Autores

  • João Carlos Massarolo Universidade Federal de São Carlos
  • Dario Mesquita Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2023.212508

Palavras-chave:

TV Online, Multiplataforma, Video sob demanda

Resumo

Na era da televisão por streaming, o conceito de televisão tem sido revisitado a cada novo dispositivo de tela com conexão à internet que surge no mercado. Neste sentido, a TV online promove o avanço dos serviços de distribuição audiovisual e se diferencia das plataformas sociais (YouTube, Facebook etc.) e de conteúdos (Netflix e Amazon Prime Video, entre outras), pela variedade de serviços que são oferecidos e, também, pela sua infraestrutura fechada para visualização do acervo de conteúdo audiovisual, selecionados por curadoria editorial. Pretende-se, assim, recorrer à noção de TV online, aplicando suas categorias de análise para um estudo dos serviços da plataforma Globoplay da Globo, buscando demonstrar as relações de continuidade e de rupturas entre os serviços da TV online, Globoplay e vídeo sob demanda, procurando identificar as particularidades dos serviços oferecidos.

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Biografia do Autor

  • João Carlos Massarolo, Universidade Federal de São Carlos

    Professor Associado do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Bolsista CNPq (PQ2); Coordenador do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS); Editor responsável da revista GEMInIS.

  • Dario Mesquita, Universidade Federal de São Carlos

    Professor no Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutor em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Mestre em Imagem e Som pela UFSCar. Pesquisador do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS) e da rede OBITEL.

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Publicado

2023-11-03

Como Citar

Massarolo, J. C., & Mesquita, D. . . (2023). TV online no Brasil: estratégias dos serviços de distribuição da Globo. Revista Extraprensa, 16(2), 113-136. https://doi.org/10.11606/extraprensa2023.212508