Plataformas e mediação orquestral: o caso da Filarmônica de Minas Gerais

Autores

  • José Márcio Pinto de Moura Barros Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Pedro Henrique Mendonça Marques Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Tayane Bragança de Almeida Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2023.212634

Palavras-chave:

Plataformização da Cultura, Mediação Orquestral, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Resumo

O consumo de produtos e serviços culturais digitais radicalizou-se durante o isolamento social imposto pela pandemia de covid-19. Neste artigo, desenvolveu-se um estudo de caso de concertos disponibilizados pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais no YouTube a partir de 2020. Os dados coletados foram analisados diante do trabalho de autores como Barros, Honorato, Hennion, Mörsch, Dobson e outros. A partir dessa análise, indicaram-se pontos positivos e passíveis de melhorias nas iniciativas estudadas. Considerou-se, ainda, que o uso de plataformas é promissor no caso da transmissão de concertos, principalmente pela quebra de seus ritos instituídos. No entanto, há uma lacuna a ser preenchida pela criação de estratégias que compreendam melhor tanto as dinâmicas das plataformas quanto da mediação cultural dentro e fora desse espaço.

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Biografia do Autor

  • José Márcio Pinto de Moura Barros, Universidade do Estado de Minas Gerais

    José Márcio Barros é Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor e pesquisador da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado de Minas Gerais. Coordena o Observatório da Diversidade Cultural.

  • Pedro Henrique Mendonça Marques, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Pedro Henrique Mendonça Marques possui graduação em Design de Produto pela Universidade do Estado de Minas Gerais, sendo atualmente mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes da mesma universidade com bolsa CAPES, integrando ainda o Observatório da Diversidade Cultural.

  • Tayane Bragança de Almeida, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Tayane Bragança possui graduação em Comunicação Social (Produção em Comunicação e Cultura) pela Universidade Federal da Bahia e especialização em Gestão Cultural pelo Centro Universitário SENAC. Atualmente, é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado de Minas Gerais.

     

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Publicado

2023-11-03

Como Citar

Barros, J. M. P. de M., Marques, P. H. M., & Almeida, T. B. de. (2023). Plataformas e mediação orquestral: o caso da Filarmônica de Minas Gerais. Revista Extraprensa, 16(2), 155-176. https://doi.org/10.11606/extraprensa2023.212634